Acordo de PLR conquistado pela FUP é assinado. Pagamento será dia 13

Da Imprensa da FUP

Com uma média de 85% de aceitação, os trabalhadores do Sistema Petrobrás aprovaram em todas as bases da FUP a proposta de quitação da PLR 2009. Os sindicatos assinaram o acordo nesta segunda-feira, 05, nas sedes da Petrobrás e da Transpetro, no Rio de Janeiro, com a presença dos presidentes das empresas, José Sérgio Gabrielli e Sérgio Machado. O acordo foi assinado também pela Petroquisa, Refap.SA, Termoelétricas e TBG. Todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás representados pela FUP e seus sindicatos receberão a quitação da PLR no próximo dia 13.

O acordo  é fruto do processo de negociação conduzido pela Federação e que garantiu aos trabalhadores o mesmo piso conquistado na campanha da PLR 2008, apesar do lucro da Petrobrás ter caído 24%. A pressão da FUP obrigou a empresa a abrir o processo de negociação e ampliar a proposta, beneficiando mais de 25 mil trabalhadores com o aumento de 12,43% do piso.

Nos sindicatos dissidentes, trabalhadores também aprovaram o acordo conquistado pela FUP

Mais uma vez, os trabalhadores das bases dos sindicatos da FNP atropelaram o indicativo das direções divisionistas e aprovaram por ampla maioria a proposta de PLR conquistada na negociação conduzida pela FUP. Os dirigentes dos Sindipetros Litoral Paulista, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Rio Grande do Sul, SE/AL e Pará  foram os primeiros a assinar o acordo de quitação da PLR 2009 que foi conquistado pela FUP, após muita pressão na mesa de negociação.

Nas assembléias, os dirigentes dos sindicatos dissidentes foram atropelados pelos trabalhadores, quando tentaram desqualificar a proposta arrancada pela FUP, indicando a sua rejeição, sem sequer apontar alternativas para a categoria.

Veja abaixo os sindicatos da FUP que assinaram o acordo de quitação da PLR:

Sindipetro Amazonas
Sindipetro Pernambuco/Paraíba