Acordos com ganhos acima da inflação disparam no primeiro semestre do governo Lula 3

O programa NF ao vivo desta semana reuniu lideranças nacionais dos petroleiros, dos bancários e dos metalúrgicos, três das categorias mais organizadas do país, para fazer um balanço das lutas neste período e traçar perspectivas. Os dados apontam para um crescimento no número de acordos salariais fechados com ganhos acima da inflação para os trabalhadores.

De acordo com o economista Carlos Takashi, técnico da subsessão do Dieese no Sindipetro-NF, em todo o ano de 2022, apenas 24% dos acordos coletivos tiveram reajustes acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE. Em 2023, entre os meses de janeiro a maio, este percentual já chega a 72%.

Os panoramas por categoria, que mostram a conjuntura das primeiras negociações neste ano e as perspectivas para o segundo semestre, foram feitas por Adriana Nalesso, presidenta da Federação das Bancárias e dos Bancários no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (Federa-RJ); por Moisés Selerges, presidente do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC; e por Guilherme Cordeiro, diretor do Sindipetro-NF.

Para assistir, clique no vídeo abaixo: