ACT 2025 Sistema Petrobrás: FUP protocola pauta de reivindicações

A primeira reunião de negociação com a Petrobrás e as subsidiárias será realizada na manhã de terça-feira, 02/09, quando a FUP apresentará a pauta de reivindicações, dando início à negociação do ACT.

 

[Da comunicação da FUP]A FUP protocolou nesta sexta-feira, 29, a pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2025. A pauta foi aprovada na 12ª Plenária Nacional da FUP, realizada no início de agosto, quando as delegações eleitas pela categoria em todo o Brasil discutiram e deliberaram sobre as reivindicações que serão defendidas no processo de negociação coletiva.

A primeira reunião de negociação será realizada na manhã de terça-feira, 02/09, quando a FUP apresentará a pauta de reivindicações, dando início à negociação do ACT.

Em reunião preliminar com a FUP ontem (28), a Petrobrás comunicou a suspensão temporária das comissões locais e nacionais de negociação que tratam de SMS, AMS, Frequência e Jornadas e outros temas do ACT, bem como da Comissão que vem discutindo o novo Plano de Cargos. A FUP deixou claro que as negociações para uma solução definitiva para os PEDs seguirão, mesmo durante a negociação do ACT, e enfatizou que espera uma resposta concreta da empresa.

Em resposta à cobrança da FUP, a Petrobrás e suas subsidiárias prorrogaram por 30 dias o atual Acordo Coletivo de Trabalho, mantendo, assim todos os direitos conquistados. Foi cobrada também a antecipação em setembro da reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses. A empresa, no entanto, ainda não se manifestou sobre o pleito.

Confira aqui o documento da FUP de encaminhamento da proposta da categoria para o ACT 2025 e a íntegra da pauta de reivindicações para o ACT 2025.