Aeronave de P-33 para Farol fez pouso de emergência em Macaé no domingo, 11

No domingo, 11, às 10h45, uma aeronave SuperPuma da Aeróleo, prefixo PT-GRD, que fazia o desembarque dos trabalhadores da P-33 para o Heliporto de Farol de São Tomé,  arremeteu no momento do pouso em Farol. Com os 16 passageiros e 2 tripulantes que estavam a bordo seguiu até Macaé para um pouso de emergência.

Segundo relatos ao sindicato, a aeronave apresentava vazamento de fluido e defeito no trem de pouso, que não abria. A intenção da tripulação era pousar no aeroporto de Campos, mas seguiu com destino a Macaé.

Após uma viagem a baixa altitude e diversas inclinações, hora para um lado, hora para outro, a aeronave chegou a Macaé. Antes de pousar, realizou diversas voltas em torno da torre . O pátio do aeroporto foi ocupado pela equipe de contigência e o helicóptero sequer taxiou. Os passageiros tiveram que abandonar a aeronave com o rotor principal ainda girando. Muitos passaram mal e reclamaram do atendimento médico após o pouso.

O sindicato já alertou diversas vezes sobre as condições de segurança das aeronaves. Desde a primeira comissão de acidentes aéreos que participou em 2003, o sindicato reclama a falta de uma pista de pouso no Heliporto de Farol de São Tomé. O pouso em uma pista precisa de uma sobrecarga menor nas turbinas no momento do pouso e é fundamental quando há problemas como o dessa aeronave.