Aeronave que decolou de P-16 no dia 31 fez pouso de emergência em P-8

No dia 31 de outubro ocorreu um problema com a aeronave o vôo 130104 das 09h30, que era operado pela empresa Sênior (prefixo PR-SEI). A aeronave decolou de P-16 e pousou em P-08 em direção a Macaé, às 15h solicitou retorno alegando necessidade de pouso de emergência.

Segundo denúncias dos passageiros durante a decolagem aconteceu um forte barulho que desestabilizou a aeronave, a equipe de guarnição do heliponto afirma ter visto um flash vindo do motor 02. Essa decolagem realizada em direção à planta de produção da plataforma  levou os passageiros a achar que iriam cair sobre a plataforma. A tripulação abriu as carenagens e fez um check-up visual, encontrando vestígios de óleo junto à transmissão e os motores.

Após o pouso, a maioria dos passageiros estava abalada psicologicamente e foram encaminhados para a sala de briefing de P-08. Os tripulantes da aeronave entraram em contato com a empresa Sênior, que solicitou que fosse realizado um novo teste sem decolar, somente com a tripulação, onde foi novamente constatado o mesmo barulho na decolagem. Na terceira tentativa decolaram e prosseguiram para Macaé aparentando insegurança.

O sindicato recebeu a denúncia por e-mail na sexta, 31 e mais uma vez cobra da Petrobras que a segurança aérea na Bacia de Campos seja completamente revista, para impedir que ocorrências assim, acabem transformando-se em uma nova tragédia.