Aeronave que retornava de P-40 apresentou fumaça na cabine

Uma aeronave da OHJ que retornava de P-40 para o heliponto do Farol de São Thomé na terça, 14, apresentou presença de fumaça na cabine. O caso foi relatado pelos trabalhadores e o Sindicato confirmou com a empresa.

A tripulação fez um checklist de emergência e a fumaça cessou. Após o pouso da aeronave, a manutenção identificou que o problema foi no blower do ar condicionado e substituiu. O blower é um compressor de ar usado para forçar a entrada de ar nos cilindros de um motor de combustão interna.

O motivo do problema pode acontecer por desgaste ou dano no circuito, mas essas hipóteses ainda estão sendo investigadas. Segundo informações da empresa, as outras aeronaves foram verificadas de forma preventiva e nenhum fato semelhante foi encontrado.

O sindicato lembra a importância do papel de vigilância que deve ser mantido pela categoria em relação às questões de segurança. Denúncias devem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].