Aeronaves que levariam representante dos trabalhadores para reunião de Cipa em P-26 não decolaram

Na manhã desta sexta, 21, o vôo que sairia de Macaé com destino à P-26, levando o representante sindical para reunião de Cipa teve dois problemas e por isso não foi realizado.

A primeira aeronave apresentou problemas na bomba hidráulica. Segundo Danilo Silva, representante dos trabalhadores no CA, quando o piloto foi fazer o teste, não conseguiu ligar a aeronave, considerada nova, e com lugar para seis pessoas. Todos a bordo trabalhadores retornaram para a sala, onde receberam orientações do piloto.

Algum tempo depois, foi feito um novo briefing, para uma aeronave diferente. Após 40 minutos de espera, embarcaram em uma aeronave mais antiga. O piloto realizou os testes para saída, mas não conseguiu colocar a rota no GPS. Ele reiniciou a aeronave e o equipamento, mas o problema persistiu. Por volta das 9h30, todos desembarcaram novamente para aguardar um novo vôo, que não tinha sido disponibilizado até 11h. Por conta disso, o dirigente sindical acabou não embarcando.

O Sindipetro-NF alerta à Petrobrás e empresas responsáveis para a necessidade de melhoria na manutenção das aeronaves que levam diariamente pessoas para trabalhar em alto mar. No caso de hoje, 21, duas deram problemas. O NF também reconhece que os procedimentos de checagem foram realizados e apóia a atitude correta dos pilotos em não realizar os vôos, preservando vidas.