ALERJ analisa PL que pode proibir a operação de transferência de petróleo Ship to Ship

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) analisam nesta quarta (14/10), em discussão única, o PL 1941/20 (https://bit.ly/33WYG9c) que pode proibir a operação de transferência de petróleo Ship to Ship (de navio para navio) em águas abrigadas de baías de todo o estado.

Projeto pode afetar operações de escoamento da produção nas baías de Ilha Grande, Sepetiba e Guanabara. Um pedido de urgência para o texto foi protocolado na última semana pelo deputado Waldeck Carneiro (PT), autor do projeto. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.

O PL também prevê que o governo deverá promover audiências públicas nas regiões do entorno das baías para debater as contribuições das populações locais.

Os planos, programas e projetos de salvaguarda deverão ser elaborados com universidades e institutos de pesquisa, e os custos deverão ser compartilhados entre Poder Executivo e empresas localizadas no entorno

Levarão em conta a Política Nacional do Meio Ambiente, o Plano de Gerenciamento Costeiro, planos de contingência para prevenção de desastres no mar e de ajuda mútua entre as empresas para cada baía fluminense, além de um mapeamento das áreas e atividades de risco tecnológico ou industrial e um estudo de capacidade do suporte ambiental das baías.

Veredas Inteligência Estratégica

Veredas Inteligência Estratégica