NF participa de solenidade em homenagem aos 70 anos da Petrobrás na ALERJ

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Por Clariana Dantas (ALERJ) e Imprensa do NF – A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma solenidade, nesta segunda-feira (09/10), para homenagear os 70 anos da Petrobras, comemorado neste mês. A cerimônia foi realizada no Plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento, e contou com a presença do presidente da empresa, Jean Prates.

A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, como resultado da campanha popular “O Petróleo é Nosso”, que debatia como deveria ser feita a exploração do petróleo no Brasil. Hoje, a empresa é uma das maiores do mundo na área de energia, principalmente de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa também se consolidou como a maior do país, cujo valor de mercado hoje ultrapassa R$ 470 milhões.

“A criação da Petrobras nesta Casa Legislativa, que abrigava na época o Congresso Nacional, foi uma decisão de entender que implementar uma empresa de petróleo no Brasil era largar o monopólio do café e partir para um projeto de industrialização do país. Então, ao longo destes 70 anos, eu acho que nós temos muitas razões para comemorar,” afirmou a deputada Martha Rocha (PDT), responsável pela iniciativa da homenagem e que também presidiu a cerimônia.

A parlamentar destacou, ainda, a relevância da petrolífera para o Estado do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro detém 8% de jazidas de petróleo de todo o território nacional e 60% das jazidas de gás. Além disso, a Petrobras investirá R$ 1,7 trilhão no Programa de Aceleração de Crescimento e por isso é importante que o Estado do Rio esteja no radar, para que a gente possa ter um novo ciclo de reindustrialização com estes novos postos de trabalho e garantia da energia e da sustentabilidade” pontuou Martha.

O Coordenador do Sindiptro-NF, Tezeu Bezerra, participou da cerimônia e em sua fala denunciou os ataques sofridos pela categoria nos últimos anos, a luta dos aposentados contra os equacionamentos, trabalhadores terceirizados que diante dos altos lucros sequer tinham direito ao plano de saúde para ele e muito menos para sua família, o combate aos afretamentos (veja a íntegra abaixo e no youtube).

“A FUP sempre foi ponta de lança dos movimentos em defesa da democracia, da soberania, dos interesses do povo brasileiro e da soberania nacional. Nosso país sofre duramente nos últimos anos e com a Petrobrás não foi diferente. Seus trabalhadores, foram duramente desprezados e perderam direitos… Agora estaremos ao lado de todos que quiserem defender a nossa Petrobrás” – discursou Tezeu.

Uma sede adaptada ao futuro

O presidente da Petrobras aproveitou a ocasião para anunciar a retomada e revitalização de uma sede carioca da Petrobras. “É uma honra participar dessa celebração que acontece justamente na casa do povo, o Palácio Tiradentes, que também guarda toda a história da Petrobras. Aproveitamos para anunciar que o Edifício Sede da Petrobras (Edise), que estava fechado desde 2021, será retomado como o primeiro ambiente de trabalho adaptado para futuras gerações. Essa ação será importante também para a revitalização do Centro do Rio, onde temos duas sedes, uma na Rua do Senado e a que será reaberta, na Avenida Chile,” destacou Prates.

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Economia e Energia do Mar, Hugo Leão; o vice-presidente da Firjan, Celso Mattos; o Secretário da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa; a Prefeita de Quissamã, Maria de Fátima; entre outros

Ao final do evento, a deputada pediu para que Tezeu puchasse o coro que é marca dos petroleiros nas atividades em que estão presentes. “Defender a Petrobrás, é defender o Brasil! Petroleiros e petroleiras, luta e resistência!”

Discurso de Tezeu na ALERJ

https://youtu.be/CURGFRccoHI