ANP e Ministério ocupados em protesto contra leilão do petróleo

[Foto: Samuel Tosta]

[Foto: Samuel Tosta]Dezenas de manifestantes ocuparam na manhã de hoje a sede da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Rio. O protesto é contra a realização a 11ª Rodada de Licitações de Blocos do Petróleo. Também hoje, militantes ocuparam a sede do Ministério das Minas e Energia, em Brasília. As informações são da Imprensa da FUP, da Agência Brasil e da Agência Petroleira de Notícias.

Cerca de 150 manifestantes tomaram o saguão dos elevadores da ANP. Petroleiros, estudantes, sem-terra, sem-teto, professores e ativistas de outros movimentos permaneceram no local por volta de uma hora e meia. Eles exigem o cancelamento do leilão. Depois ainda seguiram em marcha pela Av. Rio Branco e terminaram com um ato simbólico em frente ao Edifício Sede da Petrobrás, na Av. Chile. A FUP também participou da mobilização e está presente ainda na ocupação do MME, em Brasília, e na manifestação que acontece na Boca Maldita, em Curitiba.

De acordo com os manifestantes, o governo Dilma quer entregar 30 bilhões de barris de petróleo, que seria o equivalente a duas vezes o volume acumulado pela Petrobrás em toda a sua história — 14 bilhões de barris de reservas reconhecidas. As áreas a serem leiloadas não pertencem ao chamado pré-sal, mas o governo federal marcou o leilão do pré-sal para novembro de 2013.