Aos Companheiros da Bacia de Campos

Aos Companheiros da Bacia de Campos

Vamos novamente à luta pelo dia do desembarque!

Dessa vez serão 96 horas de paralisação parcial das atividades a partir de zero hora desta segunda, 28, preparando a greve a partir do dia 5 de agosto, que vai unificar a luta do dia de desembarque com o calendário nacional de greve pela PLR.

A greve de cinco dias, de 14/7 até 18/07, na Bacia de Campos, deu um exemplo de organização e coerência ao restante da categoria em todo o país e, ao mesmo tempo, desnudou a irresponsabilidade dos gestores da empresa, que arriscaram a segurança e habitabilidade nas plataformas, pelo simples capricho de não admitir, publicamente, o real potencial da greve construída pelos trabalhadores.

O sindicato mais uma vez chama as plataformas que não fizeram assembléias a aderir ao movimento. É de grande importância parar as atividades não essências à segurança e habitabilidade, e retomar o não trabalho no dia de desembarque em todas as plataformas. Para isso o site da entidade (www.sindipetronf.org.br) disponibilizou dois documentos na área reservada à mobilização de 96 horas:

– Documento que informa o não trabalho a partir de zero hora do dia de desembarque – que foi usado no início destas mobilizações e tem a função de avisar, antecipadamente, aos gerentes que a plataforma vai adotar esta prática nos dias de desembarque.

– Resposta à Convocação – uma nova resposta a convocações específicas para as 96 horas de movimento, com as argumentações do jurídico do sindicato para as alegações falaciosas dos gerentes.

O sindicato repassa ainda as seguintes orientações para o não trabalho no dia do desembarque:

-Sobreaviso: Não trabalham neste dia como já vinha sendo orientado pelo sindicato.

-Turno: Os trabalhadores das unidades que tem desembarque previsto, mesmo que não tenham seus horários adequados pela supervisão, organizem seus horários para esta mobilização. O pessoal que vai permanecer na unidade deve estabelecer o limite seguro de horário para as operações e informar este horário aos supervisores.

E as seguintes orientações para a mobilização de 96 horas::

– Os DDS – Dialogos Diários de Segurança – estão relacionados com a segurança da unidade e serão realizados.

– Leituras de parâmetros operacionais e registro de informações serão mantidos, já que não há indicativo de corte de informações.

– Os serviços no SAP e os realizados em oficinas serão interrompidos, por serem rotinas não relacionadas com a manutenção da produção, da segurança e da habitabilidade.

– O abastecimento de produtos químicos são rotinas que devem prosseguir para não afetar a produção.

– As reuniões de planejamento de serviços deste domingo, 27, planejarão somente atividades que podem ser realizadas amanhã, as demais serão transferidas para após o fim da mobilização conforme está no indicativo aprovado pelas assembléias.