Aos Companheiros da Bacia de Campos

Eleições das Cipas: não vamos nos omitir!

Quando, em 2009, o Sindipetro-NF conquistou na Justiça a determinação de que a Petrobrás reconhecesse cada plataforma como um estabelecimento e que, portanto, nela deveria haver uma Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), pensava-se estar sendo consolidada uma luta de dez anos.
            Mas foi necessária ainda mais luta para que a conquista viesse a fazer parte do Acordo Coletivo dos Trabalhadores e que, depois, passasse a ser implementada por meio de eleições limpas. Nada, como sempre, veio de graça. Tudo custou muita mobilização dos petroleiros da Bacia de Campos.
            Agora, quando está aberto o prazo para inscrições de candidaturas para novos mandatos destas Cipas, tem-se a lamentável realidade de um baixíssimo interesse da categoria em participar das comissões.
            Ao agir assim, os trabalhadores dão um recado temerário: o de que a empresa pode fazer o que bem entender com a segurança. Ou de que há muita reclamação, mas pouca gente disposta a agir.
            Nenhum organismo político desconsidera a força da palavra, mas igualmente nenhum pode prescindir da ação. Os petroleiros, que tão legitimamente reivindicam segurança, também devem atuar na prática cotidiana para obtê-la e preservá-la.
            A Cipa por plataforma é uma das mais importantes vitórias da história recente da categoria no que diz respeito à segurança. Talvez algo que equivale em importância à interdição de uma plataforma, a P-33, pela primeira vez, por razão de segurança, mas com uma vantagem: pode ser uma política permanente, que salva vidas todos os dias, e não funcione apenas a poder de pressão do sindicato, da imprensa e de órgãos fiscalizadores.
            Se todos nós trabalhadores batemos na tecla de que não se pode esperar uma tragédia para atuar na segurança, não temos o direito de nos omitir quando somos chamados a dar sequencia à consolidação de um instrumento tão importante quanto a Cipa.
            O Sindipetro-NF reitera seu chamado contundente para que petroleiros comprometidos com a defesa da segurança, sob a ótica dos trabalhadores, se inscrevam para disputar vagas nas Cipas. As inscrições seguirão até o dia 7 de dezembro e ainda dá tempo de mobilizar um grande contingente de companheiros que estejam conscientes da contribuição que podem dar sobre o tema.
            A entidade se compromete a seguir oferecendo toda a assessoria aos trabalhadores eleitos nas Cipas, com cursos de qualificação, acompanhamento das suas atividades e participação nas reuniões a bordo.
            É preciso ocupar todos os espaços na luta pela segurança, especialmente os que foram conquistados com tantas lutas.
            Vamos, mais uma vez, mostrar a força da categoria petroleira.

Saudações sindicais

Diretoria Executiva do Sindipetro-NF