Aos Companheiros da Bacia de Campos

Aos companheiros da Bacia de Campos

Categoria firme na luta!

Se a Petrobrás tinha alguma dúvida acerca da capacidade dos petroleiros de se articularem rapidamente em formatos surpresa de mobilização, esta dúvida terminou hoje. Ontem, 30 plataformas aderiram à Operação Padrão. E nesta segunda, 38 realizam Paralisação de Emissão de PTs e de realização de serviços rotineiros (e não 39 como alguns documentos do sindicato registraram).
            Como previram os Seminários de Greve realizados pelo Sindipetro-NF, o fato de não saber exatamente quando, e de que modo, será a próxima mobilização da categoria está deixando atônitas as gerências. Ultrapassando as suas prerrogativas, houve até gerência que reuniu os trabalhadores para pedir que aceitassem a contraproposta da empresa, em uma patética tentativa de desmobilizar os trabalhadores.
Neste final de semana, o sindicato recebeu informações de que gerentes e coordenadores pressionaram a categoria a entregar documentos com listas de presença. O sindicato orientou que estes documentos pertencem ao movimento sindical e que a relação coletiva dos trabalhadores com a Petrobrás se faz por meio do sindicato. A resposta recomendada foi: “Sr gerente, procure o sindicato!”. A entidade reuniu nomes e funções dos assediadores.
            Este novo formato experimentado também decepciona os fura-greve, que deixam de faturar sobre a mobilização dos outros – a não ser quando fora dos limites dos homens honrados, já que sempre haverá alguma forma de premiação das gerências para os puxa-sacos. Mas este papel nenhum petroleiro digno quer fazer.
            A Bacia de Campos, mais uma vez, teve um papel decisivo no sucesso nacional do movimento, motivo de orgulho para todos os petroleiros do Norte Fluminense e razão pela qual, como não poderia deixar de ser, o Sindipetro-NF parabeniza cada companheiro guerreiro que manteve-se firme na mobilização. Participaram desta mobilização, petroleiros das seguintes plataformas: P-07, P-08, P-09, P-12, P-15, P-17, P-18, P-19,  P-20,  P-25,  P-26,  P-27,  P-31, P-32, P-33,  P-35,  P-37,  P-40,  P-43,  P-47,  P-48,  P-50, P-51, P-52,  P-53, P-54, P-65,  PCH-1,  PCH-2,  PCP-1/3, PPG-1, PNA-1, PNA-2,  PRA-1,  PVM-2, PVM-3, PCP-2, e PCE-1

Agora é manter a unidade e a disposição para a luta. A companhia já está avisada: se não retirar as punições, avançar no ACT e retornar com a Dobradinha, os trabalhadores vão construir uma greve nacional.

Macaé, 09 de Novembro de 2009
Diretoria Executiva do Sindipetro-NF