Aos companheiros e companheiras do Norte Fluminense

Aos companheiros e companheiras do Norte Fluminense

Chegou a hora de sairmos em defesa dos nossos empregos na Petrobrás e das empresas contratadas por ela em todo país. Quem achava que isso nunca ia acontecer se vê diante de um quadro impensável, há algum tempo atrás, de mais de mil trabalhadores sendo demitidos na Fafen/PR, sendo quase 400 da Petrobrás e 600 de terceirizados. Fora milhares de outros empregos da cadeia produtiva da região que irão acabar com o fechamento dessa fábrica.

Em cinco anos, um em cada quatro trabalhadores próprios da Petrobras foi desligado da empresa e dois em cada três trabalhadores terceirizados perderam o emprego. De 2015 a 2018, foram mais de 270 mil demissões, entre trabalhadores próprios e terceirizados. A maior redução de efetivos entre as grandes petrolíferas do mundo.

Estamos vivenciando um momento crítico em toda a história da Petrobrás e se a categoria não se conscientizar disso e participar desta greve agora contra essa demissões e diversos outros descumprimentos do ACT listados pela FUP em documento para a Petrobras, daqui a pouco somos nós que iremos pra rua.

Na Bacia de Campos, com a venda dessas unidades, muitos trabalhadores terceirizados perderam seus empregos e os próprios não encontram para onde ir porque a gestão não oferece local de trabalho. Muitos se sentem como se estivessem no limbo, à mercê da sorte, e isso afeta não só o trabalhador como suas famílias.

A greve está marcada para iniciar a partir de zero hora do dia 1 de fevereiro e é muito importante que você, leitor, entenda o porquê ela irá acontecer.

O governo Temer e agora de Bolsonaro optaram politicamente pelo desmonte da Petrobrás no Brasil. Essa opção traz como consequência a destruição de nossa indústria de óleo e gás, e a entrega das nossas reservas.
O principal impacto dessa decisão política neoliberal, que é o mais sentido e sofrido por todos nós: o desemprego. O país tem atualmente cerca de 12,5 milhões de desempregados. É o desmonte da maior empresa brasileira, que hoje tem em torno de 60 mil empregados.

Se você é brasileiro de verdade tem que defender essa empresa “com unhas e dentes” e vir com os petroleiros nessa luta.
Nesse primeiro dia de greve a diretoria estabeleceu que as unidades operacionais (incluindo aquelas que ainda não aprovaram ou rejeitaram a greve) enviem informações estratégicas para os próximos passos da luta.
A greve aprovada por tempo indeterminado a partir de 01 de fevereiro será orientada diariamente e o primeiro passo será esse.
Lembre-se sempre de não acreditar nas mentiras da Petrobrás e sigamos construindo a cada dia de greve a nossa luta e resistência. Quem informa a categoria é o sindicato.

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF