Aos petroleiros da Bacia de Campos

Companheiros,

Vivemos, mais uma vez, um momento de luto e de dor. E o Sindipetro-NF entende que não podemos fazer de conta que este luto e esta dor não existem. Forjado no discurso do heroísmo e consciente da importância que tem para o país, muitas vezes o petroleiro aceita a morte como se fizesse parte da sua atividade, como se estivesse em uma guerra, e isso não é admissível.

O sindicato chama toda a categoria à aceitação do indicativo de realização, nesta sexta, 29, de paralisação de emissão de PTs, justamente por não considerar que a perda de vidas faz parte do negócio. E também por isso indica, acatando orientação de seminário dos trabalhadores, que se faça uma Greve de 72 horas, nos próximos dias 7, 8 e 9. A Petrobrás precisa entender a gravidade da situação da insegurança na empresa, e o único argumento que ela conhece é o da Greve.

E ninguém poderá dizer que estes indicativos são fruto de algum comportamento intransigente do sindicato. Há anos e anos a entidade não se furta em participar de comissões — como volta a fazer agora —, reivindicar, negociar, solicitar reuniões — como há meses faz com a US-TA — mas, ainda assim, a companhia mostra-se muito lenta na adoção de várias providências que poderiam, por exemplo, ter evitado as mortes do dia 26.

A Campanha lançada pelo NF no último dia 31, com o slogan “Pelo direito de voar com segurança”, nasceu justamente da resistência da Petrobrás em implementar um procedimento que pode salvar muitas vidas: fazer com que os petroleiros embarquem com roupas de cor laranja (como as camisas que estão sendo distribuídas pelo sindicato desde 15 de fevereiro).

Vamos mostrar que os petroleiros prezam valores como a solidariedade, a defesa da vida, a ética nas relações de trabalho. Este é um momento importante para dar este recado e, quem sabe, contribuir para que novas tragédias não ocorram.

Caso sua unidade não tenha ainda realizado Assembléia, mobilize seus companheiros, convença-os sobre a necessidade de manter a união, e avalie o indicativo do sindicato. Vamos juntos construir mais um movimento vitorioso.

Saudações sindicais,

Diretoria Executiva do Sindipetro-NF