Após intervenção do SRTE, Petrobrás implanta mudanças na testagem sugeridas pelo NF

Dando continuidade a sua atuação durante a pandemia da Covid-19, o Sindipetro-NF  pressionou a gestão da Petrobrás para tomar uma atitude em relação à testagem dos trabalhadores no pré-embarque. Dessa forma, utilizar procedimentos que conciliem prevenção correta com a segurança no trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Recentemente, a entidade denunciou os processos cansativos durante a madrugada que os trabalhadores estavam sendo submetidos e encaminhou denúncia à SRTE. O Sindipetro-NF foi informado que após intervenção da SRTE,  a Petrobras realizará novas mudanças no protocolo de testagem pré-embarque, entre elas a testagem no dia anterior do pessoal que embarca mais cedo.

A mudança começará a acontecer no próximo domingo, 17. Para o sindicato essa não é a solução definitiva. A solução ideal é o posto de testagem no aeroporto do Farol de São Tomé, que segundo a empresa está em andamento, inicialmente com um contrato emergencial.

As propostas do sindicato

A entidade já apresentou para a gestão da Petrobrás as seguintes propostas:

1 – Ter um posto de testagem no aeroporto.

Nada convence a entidade de que uma empresa do porte da Petrobrás não consegue montar um posto de testagem no Aeroporto do Farol de São Tomé. E já verificamos que as desculpas da Petrobrás são mentirosas. Tanto a Vigilância Sanitária de responsabilidade da Prefeitura, quanto a INFRA responsável pelo aeroporto, negam que hajam barreiras para essa implementação.

2 – Realizar a testagem por antígenos na noite do dia anterior.

Como o teste tem validade de 12 horas e, por exemplo, um voo às 6h da manhã tem como limite para decolagem as 10h. Este poderia ser realizado tranquilamente às 22h do dia anterior (não sendo o ideal, mas muito menos penoso do que os trabalhadores acordarem à 1h da manhã).

3 – Realizar a testagem por RT-PCR, que tem prazo de 48 horas de validade.

Neste caso, nem de estrutura a empresa necessitaria. Pois, por exemplo, para quem mora em Campos dos Goytacazes, facilmente a Petrobrás poderia criar convênios aos moldes dos exames periódicos e estes serem realizados nos laboratórios da cidade, que têm plenas condições de retornar os resultados no mesmo dia.

4 – Adequar jornada de quem não é de turno.

Estabelecer adequação na jornada dos trabalhadores que não são de turno, limitando a 12 horas após horário de apresentação para a testagem.

Leia também: https://sindipetronf.org.br/nf-denuncia-descaso-da-gestao-com-seguranca-e-orienta-categoria-sobre-testes-de-covid-pre-embarque/