Aposentados com disposição para a luta

Hoje, 24 de janeiro, é Dia do Aposentado. Trata-se de mais uma oportunidade, portanto, de revisitar antigas demandas de uma parcela da categoria que não tem merecido a devida atenção de outra parcela, a dos chamados “ativos” — como se aposentado fosse, necessariamente, inativo.
Entre os aposentados petroleiros, as lutas têm sido discutidas e travadas por meio de uma organização permanente em fóruns de debates país afora. Integrantes e um dos mais atuantes departamentos do NF, os aposentados e pensionistas têm sido, inclusive, essenciais para dar encaminhamento a muitos temas que, em princípio, seriam de maior interesse dos “ativos”, estando mais presentes que estes últimos em muitas das manifestações e eventos chamados pelo sindicato.
É difícil haver um protesto em frente ao Edise, ou nos aeroportos da região, onde não haja uma cabecinha branca sob o sol forte, de algum companheiro aposentado empunhando uma bandeira. Uma rápida pesquisa no arquivo de fotos do sindicato comprovaria esta presença constante.
Na pauta específica da categoria, ainda há grandes desafios. E eles foram alinhavados no mais recente Conselho Nacional de Aposentados e Pensionistas, realizado no Rio em 12 de dezembro.
Os trabalhadores fizeram um balanço da nova oportunidade de repactuação na Petros e das pendências do plano. De acordo com a FUP, entre as principais propostas aprovadas no evento estão a criação de um Fundo de Recomposição de Benefícios Concedidos, com parte do superávit do Plano Petros, assim que for concluída a separação de massas entre repactuados e não repactuados, bem como a alteração no regulamento do Plano.
O Conselho também propôs, ainda de acordo com a Federação, que a própria FUP e seus sindicatos ingressem com ações judiciais cobrando da Petrobrás e demais patrocinadoras do Plano Petros os recursos necessários para a cobertura do impacto atuarial causado pelas ações de equiparação de níveis julgadas favoráveis aos aposentados e pensionistas.
O Conselho terá neste ano duas reuniões ordinárias: uma na primeira quinzena de abril e a outra na segunda quinzena de outubro. No NF, os aposentados mantêm uma agenda de reuniões constantes nas sedes de Campos e Macaé.
Aos aposentados da região e de todo o País, o Sindipetro-NF deseja muita disposição para a luta e muita energia para a vida.