Aposentados e pensionistas participam de atividade do Dia do Idoso na sede de Campos. Assista ao vivo

Uma série de atividades na sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes marca, hoje, a passagem do Dia do Idoso. Cerca de 80 aposentados, aposentadas e pensionistas estão, desde o final da manhã, envolvidos no evento de confraternização, formação e acesso a cuidados e informações sobre a saúde.

Organizado pelo Departamento dos Aposentados, o evento proporciona palestras com profissionais médicos de áreas como ortopedia, geriatria, urologia e nutrologia. Também está sendo disponibilizado atendimento de enfermagem para aferição de pressão arterial e glicose, além de almoço de confraternização.

As palestras e interações estão sendo transmitidas ao vivo pela Imprensa do NF. Confira:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, fez a abertura do evento, destacando a contribuição deste segmento da categoria para as lutas do passado e do presente, com destaque para a defesa da própria Petrobrás enquanto empresa pública.

“Quero agradecer a todos vocês, em nome da direção do Sindipetro-NF, de coração, que ao longo da vida dedicaram anos e anos de trabalho e de defesa da Petrobrás e da nossa categoria. Se não fosse a luta de vocês, nós não estaríamos aqui hoje. Muitos de vocês estavam na década de 90 nas lutas contra a privatização. Mais que isso: agradecemos também pelas lutas que vocês travam até hoje, sempre presentes em nossas mobilizações, na frente da batalha”, afirmou o sindicalista.

Também diretor do Sindipetro-NF, que integra o Departamento dos Aposentados, Jocimar Souza também destaca a participação dos aposentados, aposentadas e pensionistas na luta sindical. “Nós aqui somos respeitados. Nossa dignidade sempre está em alta, principalmente pela luta que sempre tivemos. Nunca deixamos a bandeira cair. Nós lutamos, enfrentamos o governo Collor, o governo Fernando Henrique, defendemos a empresa que esteve para ser liquidada, tiramos o X da Petrobrás [quando da tentativa de mudar o nome para Petrobrax, no ano 2000], resgatamos colegas demitidos, temos orgulho de dizer que nenhum companheiro nosso ficou tombado”, afirmou o diretor.

Origens do Dia do Idoso

O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi fixado em 1990, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas e ações privadas para fazer frente às necessidades de um segmento da população que tem elevada tendência de crescimento.

A previsão é a de que, até 2050, a população idosa no mundo deverá atingir mais de 1,5 bilhão de pessoas, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos. Na assembleia Geral de 2020, a ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021–2030).

No Brasil, a Lei nº 10.741/2003, instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa – uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso e determinou, em seu parágrafo único: “Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”.

 

[Foto: Luciana Fonseca / Para Imprensa do NF]