Os petroleiros da Bacia de Campos têm assembleias a partir desta sexta, 2, para avaliar indicativos do Sindipetro-NF e referendar a Pauta de Reivindicações dos trabalhadores para a Campanha Reivindica-tória 2013. O documento está disponível no site do sindicato. Acesse AQUI a integra da pauta.
As assembleias começam por um dos grupos do Terminal de Cabiúnas, seguem no domingo nas plataformas e serão concluídas na próxima semana no PT e nas bases administrativas (confira calendário ao lado).
As assembleias também servirão para que a categoria indique representantes para o Seminário de Avaliação e Qualificação de Greve, que o sindicato promove nos dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Vilarejo, em Rio das Ostras.
Greve do dia 25
No seminário, a categoria vai avaliar a capacidade de organização dos trabalhadores, tendo como referência mais próxima a greve do último dia 25, quando houve adesão de 40 das 46 plataformas da Bacia de Campos (87%). Em duas unidades, P-07 e P-15, por opção das gerências, chegou a haver paralisação da produção. Na P-35, a produção já estava parada, mas a gerência queria retomar a produção e os trabalhadores se mantiveram na greve. Na P-20, a equipe de contingência enfrentou problemas para manter a produção.
Durante o movimento, os petroleiros protestaram contra decisão da Petrobrás de suspender o pagamento do reflexo das horas extras no repouso remunerado, contrariando decisão judicial. Além de cortar o valor dos contracheques dos aproximadamente 4.500 petroleiros que vinham recebendo o direito por força judicial, a empresa não incluiu os novos abrangidos, alegando, para os dois casos, contar com decisão liminar.
Provocações
“A Petrobrás tem sistematicamente provocado os trabalhadores, das mais diversas formas, e agora chegou a ponto de não apenas negar novos direitos, mas cortar direitos conquistados na justiça, acreditando estar acima das decisões do Judiciário brasileiro e das Leis do País”, afirma o coordenador do NF, José Maria Rangel.
Calendário das Assembleias
Plataformas – Domingo – 4/08 – às 19h – Assembleias simultâneas. Retorno imediato das atas.
Bases de terra
Tecab (Grupo B) Sexta, 2/08 15h
Edima Segunda, 5/08 7h30
Praia Campista Segunda, 5/08 13h
Tecab (Adm + Grupo D) Segunda, 5/08 7h15
Tecab (Grupo C) Segunda, 5/08 15h
Tecab (Grupo A) Segunda, 5/08 23h
PT Terça, 6/08 7h30
Tecab (Grupo E) Terça, 6/08 7h
Santa Mônica Terça, 6/08 13h
Indicativos
1 – Referendar a Pauta de Reivindicações 2013.
2 – Referendar a FUP como negociadora na Campanha Reivindicatória 2013-2015.
3 – Indicar representantes da plataforma ou base de terra para Seminário de Avaliação e Qualificação de Greve nos dias 12 e 13 de Agosto (no caso de plataformas, indicar preferencialmente trabalhadores em folga no período, e que tenham participado de comissão de bordo em qualquer uma das últimas duas mobilizações da categoria).