Assembleias a partir desta terça, 18, rumo à Greve Geral dia 28

A categoria petroleira na região têm assembleias a partir desta terça, 18, para avaliar indicativos do Sindipetro-NF sobre a participação na Greve Geral do próximo dia 28, contra as reformas de Mishell Temer que tiram direitos dos trabalhadores. Os indicativos são de aprovação de Estado de Assembleia Permanente, aprovação de documento da FUP sobre as condições de segurança, e de realização de greve de 24 horas no dia 28.

A greve do dia 28 está sendo chamada pelas principais centrais sindicais, entre elas a CUT, e é uma resposta à destruição do sistema de proteção social e dos direitos trabalhistas, parte de um golpe em curso no País. “A Petrobrás é peça central neste golpe. No rastro do desmonte da empresa, empregos e direitos estão sendo dizimados”, lembrou a última edição do Nascente.

Dia em memória das vítimas

O dia 28 de abril é também dedicado à Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Sistema Petrobrás, a irresponsabilidade dos gestores com a vida dos trabalhadores já matou 370 companheiros ao longo destas últimas duas décadas. Com a saída em massa dos petroleiros que aderiram ao PIDV, o risco de acidentes se multiplicou.

Por isso, nas assembleias, além da greve de 24 horas no dia 28 de abril, também há o indicativo de aprovação de uma notificação para denunciar aos órgãos fiscalizadores e à Justiça os gestores da Petrobrás pelos acidentes de trabalho.

Calendário de Assembleias

Cabiúnas
ADM – 18/04 – 07h
Grupo C – 18/04 – 15h
Grupo D – 20/04 – 15h
Grupo B – 21/04 – 23h
Imbetiba (Praia Campista) – 24/04 – 13h
P. Tubos – 25/04 – 13h
Edinc – 26/04 – 13h

Plataformas – 21 à 23 de abril, com retorno das atas até às 12h de 24/04.

Indicativos
1 – Aprovação de Estado de Assembleia Permanente.
2 – Aprovação de documento da FUP sobre as condições de segurança. Leia abaixo
3 – Realização de greve de 24 horas no dia 28.

Documento aos órgãos fiscalizadores sobre efetivo, segurança e saúde