Assembleias começam hoje, 11, nas plataformas

Na tarde desta sexta, 11, a diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida para definir os encaminhamentos da luta na Bacia de Campos e o calendário de assembleias. A partir de hoje, até às 12 horas do dia 14, os trabalhadores em plataformas devem realizar assembeias para avaliar três indicativos, (1) de rejeição da proposta de cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela Petrobrás na segunda-feira, 07; (2) de rejeição da proposta de PLR futura e (3) de aprovação do movimento de greve a partir do dia 17 de outubro (Veja o calendário abaixo)

Essa greve será com parada de produção, entrega da plataforma e com pedido de desembarque pelos trabalhadores. A partir de zero hora do dia 17, a greve será deflagrada a qualquer momento na Bacia de Campos,  quando o Sindipetro-NF convocar.

A indicação de greve da FUP e seus sindicatos foi motivada não só para que a Petrobrás apresente uma proposta decente aos petroleiros, mas para intensificar a luta pelo fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados, pela derrota do PL 4330, que regulariza a precarização do trabalho e, pela suspensão imediata do leilão do campo de Libra, que é uma das principais bandeiras de luta da categoria nesta campanha reivindicatória.

Além das pautas definidas pelo Conselho, para os petroleiros do Norte Fluminense, não faltam motivos para realizar a greve: – o autoritarismo e assédio das gerências, que impera na Bacia; – a falta de valorização da manutenção; – a terceirização da operação; – a proibição das refeições durante o turno, – a perseguição a grevistas e cipistas, – as transferência arbitrárias, – a dieta alimentar forçada nas plataformas, – a restrição de acesso à internet e de comunicação com a terra, e mais, outros problemas relacionados à ambiência, saúde e segurança dos trabalhadores.

Bases de Terra e Cabiúnas
Os trabalhadores de Cabiúnas iniciarão as assembleias no dia 14 de outubro, às 23h e os trabalhadores das bases de terra farão assembleia no dia 17.

Equipe de contingência do NF
A diretoria do sindicato convoca os trabalhadores que estiverem de folga na próxima semana para participar da Equipe de Contingência dos Trabalhadores. Durante o período que estiverem nessa equipe, o Sindipetro-NF custeará as despesas com alimentação, estadia e transporte dos petroleiros. Para participar é necessário encaminhar seus dados para o email da[email protected].

Conselho  Deliberativo
Na quarta, 09, os sindicatos filiados à FUP se reuniram no Conselho Deliberativo,  em Brasília, para apontar os próximos passos da campanha reivindicatória do ACT 2013 e, avaliar a proposta de cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela Petrobrás na segunda-feira, 07.
 A proposta apresentada pela empresa na última reunião, além de incompleta, não contempla as reivindicações dos trabalhadores. Em relação às cláusulas econômicas, a empresa propõe o reajuste em 7,68% no salário dos trabalhadores na tabela da RMNR, que representa o ganho real entre 1,17% a 1,5% e um abono correspondente a uma remuneração ou R$ 4.000,00, o que for maior.
 A Federação reivindica 5% de ganho real, condições seguras de trabalho para todos, fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados, melhoria dos benefícios, mudanças no PCAC, entre outras reivindicações da categoria.

Calendário das Assembleias
Plataformas
De 11 a 13 de outubro, com retorno das atas até às 12h do dia 14.
Cabiúnas
Grupo A – Dia 14 de outubro – às 23 h;
Grupo E e ADM – Dia 16 de outubro – às 7 horas
Grupo B – Dia 16 de outubro – às 23h.
Bases de Terra
Dia 17 de outubro – a partir das 7 horas

Indicativos:
(1) Rejeição da proposta de cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela Petrobrás na segunda-feira, 07;
(2) Rejeição da proposta de PLR futura;
(3) Aprovação do movimento de greve a partir do dia 17 de outubro. Essa greve será com parada de produção, entrega da plataforma e com pedido de desembarque pelos trabalhadores.

FIQUEM ATENTOS ÀS INFORMAÇÕES DO NF. QUEM INFORMA A CATEGORIA É O SINDICATO