Assembléias continuam hoje!

Em nome da unidade da categoria e pela força do movimento pela obtenção de condições justas para o Dia de Desembarque, o Sindipetro-NF mantém a sua convocação para que as plataformas da Bacia de Campos realizem Assembléias ainda neste domingo, para avaliar indicativo de rejeição da proposta sobre o tema apresentada pela Petrobrás.

Até às 11h de hoje, 23 unidades haviam realizado Assembléias. A grande maioria dos trabalhadores está aprovando o indicativo do sindicato de rejeitar a proposta e realizar mobilização a partir desta segunda, 5, com a recusa a trabalhar no dia de desembarque. O total parcial é de 720 votos a favor do indicativo do NF, 34 contrários e 9 abstenções.

O sindicato chama todas as unidades que ainda não fizeram Assembléias para que participem do movimento. Quando maior a organização e a participação dos trabalhadores, maiores as chances de avançar nas negociações com a empresa em busca de uma proposta que atenta à categoria. Sem mobilização não há conquista.

A entidade também orienta que as plataformas não desmembrem o indicativo. A rejeição da proposta e a realização de mobilização fazem parte de um mesmo processo de luta.
 Além disso, o NF lembra que a proposta da empresa é casada, tendo que ser avaliada em bloco pela categoria. Não é possível, por exemplo, rejeitar o que foi sugerido para o Dia de Desembarque e aprovar o que foi proposto para o Turno de Sobreaviso.

A Diretoria do sindicato está de plantão neste domingo, através dos celulares publicados no box acima.

Documento às gerências

Atendendo a pedidos de algumas unidades, o Sindipetro-NF solicitou ao seu Departamento Jurídico que acrescentasse um item ao documento coletivo que a plataforma deve entregar à gerência, comunicando a adesão à prática de não trabalhar no Dia de Desembarque.

A nova versão, que também está disponível no site do sindicato, inclui a observação de “que a responsabilidade pela adequação dos horários de trabalho das equipes que permanecerão a bordo é da Petrobrás, com todas as conseqüências devidas, inclusive o pagamento de hora extra, caso ocorra extrapolação da jornada de 12 horas”. A íntegra do documento está disponível no site.

Resultado Parcial das Assembléias

Indicativo:  Rejeição da proposta do dia 30/04 e não trabalhar no dia do desembarque a partir de 05/05
Unidade  A fav.   Contra  Abst.
P-07  26   0  0
P-09  34  0  1