A categoria petroleira está em período de assembleias para deliberar sobre a proposta do acordo de teletrabalho e a recomposição monetária referente a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os indicativos da entidade estão sendo aprovados em ambiente de muito diálogo e compreensão sobre o contexto das negociações.
Os petroleiros e petroleiras também elegem representantes para o 21º Congrenf (Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense), que acontece de 10 a 12 de Junho, na sede do Sindipetro-NF, em Macaé.
Na manhã de hoje foi realizada assembleia na entrada do administrativo na base de Cabiúnas. Ontem, foram realizadas as assembleias da Praia Campista (Imbetiba) e da base de Imboassica. A entidade também está recebendo atas das assembleias nas plataformas e nos turnos de terra (até 01 de junho).
“Aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 28, uma assembleia com trabalhadores do administrativo de Cabiúnas, apenas com elegíveis ao Teletrabalho, que aprovaram por 27 votos a favor, zero contra e 3 abstenções a proposta de Teletrabalho. Em Imbetiba o acordo foi aprovado pela maioria na primeira assembleia, já no parque de Tubos a primeira assembleia rejeitou a proposta. No balanço final, no NF a proposta está sendo aprovada por 20 votos a mais”, informou na manhã de hoje o diretor do Sindipetro-NF e da FUP, Tezeu Bezerra.
“Assim o indicativo de aprovação na maior base administrativa da FUP está sendo aprovando o acordo de Teletrabalho, assim como a proposta de abono de compensação da PLR. Amanhã tem mais assembleias e é fundamental o máximo de trabalhadores participarem para que, como aconteceu no Espírito Santo, garantir o acordo de 2 anos e não ficarmos a mercê da boa vontade da gestão da Petrobrás. Esse não é o fim e sim o começo de um acordo que será melhorado ao longo dos anos, como foi Benefício Educacional, Benefício Farmácia, AMS e muitos outros”, adicionou o sindicalista.
Resultado parcial
No acumulado parcial, até o final da manhã de hoje, as assembleias no NF haviam somado 98 votos a favor, 78 contrários e 65 abstenções em relação ao indicativo do teletrabalho; e 315 votos a favor, 71 contrários e 31 abstenções em relação ao abono de PLR. Ainda sobre estes indicativos, nesta semana acontecem novas assembleias em Imbetiba e em Imboassica.
Os diretores e diretoras do sindicato estão mantendo um diálogo franco com a categoria sobre as limitações do acordo do teletrabalho, mas também sobre o avanço de conquistar um acordo e poder manter a mobilização por avanços futuros. Também está sendo esclarecido o modo como o movimento sindical vê o caráter do abono oferecido pela empresa, como explica em vídeo abaixo o diretor Tezeu Bezerra.
O Coordenador do Departamento de Comunicação do NF, Johnny Souza lembra que a intenção da gestão Magda Chambriard era de impor aos trabalhadores em regime híbrido o retorno 100% ao presencial ainda este ano. “O movimento dos trabalhadores organizados através do movimento sindical ouviu a categoria e iniciou a luta pelo teletrabalho dentro da lógica da negociação com o patrão: colocamos a nossa proposta e fomos caminhando com as negociações”, observou.
Pela nova proposta, a empresa garante ao trabalhador do regime híbrido dois dias em home office, ao contrário da inicial que exigia três dias de trabalho presencial (como exemplo, na semana em que existir feriado, está garantido ao trabalhador o cumprimento do regime remoto em até dois dias). A força da luta coletiva da categoria foi o que possibilitou à FUP negociar o regramento do teletrabalho e a valorização dos trabalhadores por meio de um abono que corrija a diferença em relação aos 30% de redução na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Seguindo o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP, a Diretoria do NF encaminhou às assembleias os indicativos de aprovação das propostas de regramento do teletrabalho para os trabalhadores do Sistema Petrobrás em regime híbrido e de abono para os trabalhadores da holding, reforçando a necessidade de a categoria continuar mobilizada. Estão em pauta ainda a solução definitiva para os equacionamentos da Petros, a negociação do Plano de Cargos e Salários, que começa em junho, a recomposição dos efetivos, a busca por condições seguras de trabalho, entre outros pontos.
Saiba mais no NF ao vivo
O NF ao vivo dessa semana vai trazer as informações mais atualizadas sobre as assembleias e explicar todo o processo negocial que levou ao indicativo de aceitação da proposta do teletrabalho, assim como pontuar sobre as demais pautas da Greve de Advertência de 26 de março. O programa é veiculado na quarta, 19h30, no Youtube do Sindipetro-NF.
Calendário das assembleias
Aprovação do ACT de Teletrabalho
Imbetiba – 27/05 e 29/05 – 13h – Estacionamento de motos da Praia Campista
Cabiúnas – 28/05 – 7h – Entrada do ADM
Imboassica – 27/05 e 29/05 – 13h – Estacionamento da Igrejinha
Aprovação do Abono da PLR
Imbetiba – 27/05 e 29/05 – 13h – Estacionamento de motos da Praia Campista
Cabiúnas – 28/05 – 7h – Entrada do ADM
Imboassica – 27/05 e 29/05 – 13h – Estacionamento da Igrejinha
Turnos de Cabiúnas – 24, 26, 28 e 30/05 e 01/06 – todas às 19h na entrada principal
Plataformas e outros Turnos de Terra – 24/05 até 01/06.
Aposentados – 29/05 – 10h – Sede de Campos dos Goytacazes (Congrenf)
[Vídeo e fotos: Rui Porto (Praia Campista), Bruno Vilella (Imboassica) e Luciana Fonseca (Cabiúnas)]