Assembleias da PLR reafirmam disposição de luta contra privatização

A categoria petroleira na região mostrou grande disposição de luta e de sintonia com a FUP e sindicatos na conquista de avanços no regramento da PLR e no combate ao desmonte da Petrobrás. Nas assembleias encerradas ontem, os petroleiros e petroleiras aprovaram, por 96%, o indicativo de aceitação da contraproposta construída pela Federação na mesa de negociações. E, por 76%, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram o indicativo de mobilizações. As assembleias contaram com a participação de 683 votantes.

“Este resultado demonstra o quanto os petroleiros e petroleiras estão atentos à conjuntura que envolve o nosso país e a classe trabalhadora e reforça de forma indiscutível a disposição de todos para as lutas que se avizinham”, afirmou o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

O indicativo de mobilização aprovado foi de luta contra a privatização, em data e modalidade a serem definidas pela direção sindical. O cenário para 2021 é de agravamento das vendas de ativos da Petrobrás, inclusive na Bacia de Campos, e uma forte reação da categoria e da sociedade será necessária para impedir o crescente desmonte da empresa.

Também foi avaliado um indicativo de contribuição assistencial de 2%, durante quatro meses, em 2021, que foi rejeitado por 54% dos votantes nas assembleias.

Em razão da pandemia da covid-19, as assembleias foram feitas de modo remoto, com formatos de votações para filiados e não filiados, para que toda a categoria petroleira pudesse participar.