Assembleias hoje no NF

O Sindipetro-NF convoca a categoria petroleira em unidades operacionais para assembleia na noite de hoje, sexta, 20, para avaliação do indicativo de rejeição da proposta de PLR feita pela Petrobrás no último dia 16, além da eleição da comissão de greve e de organização de ocupação de helipontos e piquetes nas entradas das unidades — para garantir a integridade das instalações e equipamentos, e as vidas de todos no local de trabalho.

Proposta Hood Robin

Além de não responder às reivindicações dos petroleiros referentes à segurança, garantia dos postos de trabalho nas empresas contratadas e ao extraturno, a proposta apresentada pela Petrobrás promove a divisão na categoria e acentua a diferença entre maiores e menores participações nos lucros e resultados, retirando de quem ganha menos para dar a quem recebe mais — em função disso, a proposta foi apelidade de “Hood Robin”, um Robin Hood às avessas.

De acordo com a proposta quem está acima do patamar mínimo ganharia 2,15 remunerações (composta de todas as parcelas fixas do salário). A proposta, ainda, não garante uma data para o pagamento e não responde à reivindicação de fixação de regras para as PLRs futuras — em relação à qual a categoria aprovou e enviou proposta há mais de um ano.

O provisionamento da PLR foi o menor dos últimos sete anos. Muitos trabalhadores, por exemplo, receberiam PLRs menores das que foram pagas no ano passado, como os novos e empregados administrativos.

Outras bases já recusaram a proposta, como Bahia, Pernambuco, Paraíba e Amazonas. Outras bases também realizam assembleias.

As bandeiras

Os petroleiros entrarão em Greve na segunda, 23, pelo pagamento integral de uma PLR justa, pela fixação de regras para PLRs futuras, pela segurança no trabalho, pela garantia dos empregos no setor petróleo privado e pelo retorno da dobradinha (extraturno).

Mobilização contra fura-greve

Além de convocar assembleias para hoje, o Sindipetro-NF está enviando às bases um documento (também disponível emwww.sindipetronf.org.br) onde detalha a necessidade de resistir ao artifício utilizado pela Petrobrás para tentar desrespeitar os petroleiros em greve. A prática de embarcar fura-greves, ou obrigar a sua entrada em bases de terra operacionais, é ilegal, pois contraria o direito de greve dos trabalhadores e a decisão da assembléia.

O indicativo do sindicato é de ocupação do heliponto a partir das 7h deste sábado, 21, e dos portões das unidades de terra a partir das 16h do domingo, 22.

A prática da empresa também contraria as normas de segurança, já que obriga que trabalhadores não familiarizados com os setores, e em efetivo menor do que o necessário, mantenham a operação.

O sindicato busca negociar com a empresa um volume mínimo de produção e quer ver respeitado o direito dos trabalhadores de manter este patamar, repudiando tentativas da companhia em contrário.