Assembléias já se encerraram na maioria das bases. Acordo começa a ser assinado nesta sexta, 30

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás já concluíram as assembléias na maioria das bases da FUP e aprovaram a proposta conquistada por ampla margem de aceitação. O Acordo começa a ser assinado pelos sindicatos nesta sexta-feira, 30, após a Federação ter feito os ajustes finais na redação do documento, conforme discutido nas assembléias. Os ajustes foram necessários para garantir todos os pontos que foram negociados pela FUP e seus sindicatos com a Petrobrás e subsidiárias, mas que não constaram na proposta de acordo formalizada pela empresa.

A Federação havia deixado claro em mesa que não assinaria o Acordo, caso contivesse cláusulas ou parágrafos relacionados a banco de horas. A Petrobrás cumpriu o compromisso assumido com a FUP e suprimiu do Acordo qualquer referência a banco de horas. Outra reivindicação da Federação na mesa de negociação foi que a Petrobrás adequasse a RMNR ao Acordo Coletivo, o que foi feito agora, nos ajustes da redação final do documento. Outros pontos pendentes em relação ao Acordo da Transpetro também foram ajustados, como a cláusula que garante a instalação de comissão nos casos de demissão imotivada e melhorias na redação das cláusulas referentes à AMS.

O calendário de pagamento será divulgado pela Petrobrás e subsidiárias nesta sexta-feira, 30, garantindo, a princípio, o pagamento sete dias após a assinatura do Acordo. Os trabalhadores das bases cujos sindicatos assinarem o ACT nesta sexta-feira, 30, por exemplo, receberão no dia 07 de dezembro.

Veja o resultado das assembléias

Sindipetro Paraná/Santa Catarina – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 97% dos trabalhadores;
Sindipetro Ceará – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 92% dos trabalhadores;
Sindipetro Pernambuco/Paraíba – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 92% dos trabalhadores;
Sindipetro Amazonas – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 88% dos trabalhadores;
Sindipetro Caxias – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 86% dos trabalhadores;
Sindipetro Minas Gerais – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 82% dos trabalhadores;
Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por cerca de 80% dos trabalhadores;
Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo – Assembléias concluídas com aprovação da proposta por 71% dis trabalhadores;
Sindipetro Rio Grande do Norte – Assembléias terminam nesta sexta, 30, com média de 80% de aprovação da proposta;
Sindipetro Espírito Santo – Assembléias terminam nesta sexta, 30, com índice acumulado de aceitação da proposta de 77%;
Sindipetro Rio Grande do Sul – Assembléias terminam na segunda-feira, 03, com média de 75% de aceitação da proposta;
Sindipetro Norte Fluminense – Assembléias já concluídas, com rejeição do acordo conquistado e aprovação do indicativo de suspensão da greve.

Informe FUP – 29.11.2007