Assembleias nas plataformas no fim de semana e nas bases de terra a partir da segunda, 11

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Reunida na tarde desta quinta, 7 de março, a diretoria do Sindipetro-NF definiu o calendário de assembleias e os indicativos que devem ser avaliados pela categoria. Seguindo a orientação do último Conselho Deliberativo, ocorrido no dia 5, o NF indica a aceitação da nova proposta de PLR apresentada pela Petrobrás segunda, 4;  a definição da forma de pagamento da PLR, se será em uma parcela (6 de maio)  ou em duas (março e primeiro de julho); a manutenção do estado de greve e a realização de mobilização nas datas das reuniões de negociação do regramento das PLRs futuras, que acontecem nos dias 22 de março, 5 de abril, 19 de abril, 3 de maio e 10 de maio. O formato da mobilização em cada uma das datas será  divulgado posteriormente.

Sobre a forma de pagamento, a categoria petroleira do Norte Fluminense apontou para o pagamento em parcela única, durante as assembleias, que rejeitaram a última  proposta de antecipação da Petrobrás. Para a diretoria do sindicato o melhor a fazer nesse momento é manter essa decisão e receber em uma única parcela.

A proposta

A nova proposta  conquistada elevou de 4,49% para 5,20% o percentual da PLR sobre o lucro líquido da Petrobrás, rompendo a limitação imposta pelo DEST de que a PLR não ultrapassasse a barreira dos 4,5% do lucro. Ou seja, a empresa aumentou em 14,8% o montante a ser distribuído entre os trabalhadores.
 A proposta inicial da Petrobrás levava em conta o provisionamento de R$ 1,005 bilhão para a PLR, o que representava uma redução de 36% em relação ao que foi provisionado no exercício anterior. A nova proposta elevou para R$ 1,154 bilhão o provisionamento da PLR, minimizando para 26% a diferença em relação a 2011. Ou seja, fizemos a Petrobrás praticar com os trabalhadores o mesmo índice utilizado com os acionistas.
 Não podemos esquecer que a empresa chegou a reduzir em mais de 60% o adiantamento da PLR, na primeira proposta apresentada em dezembro passado, comparativamente ao que foi conquistado em 2011. Na segunda proposta, a Petrobrás continuou tentando sacrificar os trabalhadores ao reduzir em 36% o provisionamento da PLR, enquanto poupou os acionistas de perdas maiores, ao diminuir em 26% os dividendos.

Calendário de Assembleias

LOCAL             DATA               HORÁRIO 
PT                     Terça,12            7h30
P. Campista   Terça,12            13h
S. Mônica        Terça,12            13h
Edima              Quarta,13            8h
Del. Campos  Quarta,13          10h
Cabiúnas:
Grupo E Segunda, 11 15h
Grupo B e ADM Terça, 12 7h
Grupo C Terça, 12 23h
Grupo A Quarta, 13 15h
Grupo D Quarta, 13 23h

Plataformas – De 08 a 10 de março com retorno das atas até às 12h do dia 11, segunda.

Indicativos
1) Aprovação da proposta de PLR 2012 apresentada pela Petrobrás no dia 4 de março;
2) Receber a PLR em parcela única (esse indicativo só será apreciado se houver aprovação do primeiro); 
3) Manutenção do estado de greve; 
4) Realização de mobilização nas datas das reuniões de negociação do regramento das PLRs futuras, que acontecem nos dias 22 de março, 5 de abril, 19 de abril, 3 de maio e 10 de maio.