Assembleias no NF começam nesta quarta, 22

Nos dias 14 e 15 de Novembro, representantes dos sindicatos que compõe a FUP estiveram reunidos no Conselho Deliberativo da Federação para analisar os próximos passos da campanha reivindicatória.

Para dar uma resposta a altura à tentativa de ataque a conquistas históricas da categoria e desmonte do Sistema Petrobras, o CD da FUP, corroborado pela decisão de todos petroleiros e petroleiras em assembleias de que não aceitará a retirada de direitos, definiu a partir do dia 20 a realização de assembleias e mobilizações em suas bases. No Norte Fluminense as assembleias começam no dia 22 e vão até o dia 27 (Veja calendário abaixo).

As assembleias deverão avaliar dois indicativos: A aprovação de uma greve por tempo indeterminado, com data de início a ser definida pela FUP, caso a Petrobrás insista na redução de qualquer direitos, como descritos e consagrados pelo ACT 2015/2017; e que o ACT deverá contemplar os trabalhadores da Petrobrás e de todas as subsidiárias, inclusive a Araucária Nitrogenados, com renovação e validade por dois anos, contemplando também o termo aditivo, com as salvaguardas à contrarreforma trabalhista.

A categoria petroleira não pode aceitar ser sacrificada em nome da melhoria dos caixas da empresa. Propostas como a mudança no sistema de pagamento de férias, que impacta toda a vida laboral do petroleiro e da petroleira por não pagar conquistas históricas da classe trabalhadora nacional como FGTS e INSS, não se justificam, visto que a empresa caminha para uma melhoria significativa de suas contas como vem demonstrando a FUP e o GEEP, grupo de estudos estratégicos e propostas da Federação.

“É fundamental que os petroleiros participem ativamente das assembleias e mobilizações que começam esta semana e aprovem massivamente a greve por tempo indeterminado, caso a Petrobrás insista na retirada de direitos. Nossas conquistas vêm do nosso movimento. O ACT, portanto, terá o tamanho da nossa luta” – afirma o Coordenador da FUP, José Maria Rangel.

Manifesto e Comissão de Ética

O NF também solicita à categoria, em todas suas bases, que encaminhem manifestos de repúdio a tentativa da Petrobrás e a da Transpetro  em retirar direitos e relembra a todos e todas que a Comissão de Ética do SindipetroNF está a postos para receber denúncias acerca de filiados que por ventura não cumprem o Estatudo da entidade.

Calendário das assembleias

Plataformas

Assembléias de sexta, 24, e retorno de atas até 12h de segunda, 27

Parque de Tubos

13h    sexta, 24

Praia Campista

13h     sexta, 24

Edinc

13h     sexta, 24

Delegacia Sindical de Campos

10h     segunda, 27

UTGCab

15h      quarta, 22                  Grupo A

07h       quinta, 23                 ADM + Grupo C

15h       quinta, 23                 Grupo B

23h       quinta, 23                 Grupo D

23h       sexta, 24                  Grupo E

Indicativos

•    Em caso de qualquer redução de direitos, como descritos e consagrados pelo ACT 2015/2017, fica pré-aprovada a greve por tempo indeterminado, com data de início a ser definida pela FUP.

•    A conclusão do ACT deverá contemplar os trabalhadores da Petrobrás e de todas as subsidiárias, inclusive a Araucária Nitrogenados, com renovação e validade por dois anos, contemplando também o termo aditivo, com as salvaguardas à contrarreforma trabalhista.