Assembleias no NF continuam com participação massiva e aprovação dos indicativos

As assembleias da base do Sindipetro-NF, sobre o Acordo Coletivo da categoria, continuam a contar com participação massiva dos petroleiros e das petroleiras, que estão aprovando de forma praticamente unânime os indicativos de rejeição da contraproposta da Petrobrás, greve contra a privatização, estado de assembleia permanente e contribuição assistencial.

De acordo com o diretor Guilherme Cordeiro, que participou no início da manhã de hoje da assembleia no Heliporto do Farol de São Thomé, “a base está entendendo a conjuntura e a importância da nossa mobilização, recebendo muito bem as narrativas das setoriais que a gente tem feito dentro das assembleias”.

Reforço nas plataformas

O diretor também destaca a importância de que as plataformas façam as assembleias à bordo. A diretoria do NF tem conduzido as assembleias de terra, mas não pode fazer o mesmo nas unidades marítimas. Em razão disso, historicamente, a categoria tem grande autonomia para organizar as assembleias offshore e enviar as atas com os resultados ao sindicato.

“É muito importante que isso aconteça, uma tradição histórica nossa e fruto da nossa organização. Não podemos perder isso”, reforça Cordeiro.

Presença da coordenação da FUP

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, tem participado das primeiras assembleias no Norte Fluminense. Nesta manhã, ele também esteve no Farol de São Thomé e na sede do sindicato, em Campos dos Goytacazes. À tarde, vai participar também de assembleia no Parque de Tubos, em Macaé.

Na assembleia de Campos, ele destacou a importância da base do NF e, especialmente, dos aposentados e aposentadas — maioria na assembleia —, segmento que também tem sofrido ataques nos seus direitos. O sindicalista lembrou, por exemplo, que a própria assistência à saúde só é garantida pela mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, no Acordo Coletivo, não sendo prevista em lei.

Assembleias continuam até esta quinta

As assembleias no Norte Fluminense continuam até esta quinta, 7 de julho. Nas bases de terra, elas acontecem durante três dias para possibilitar que todos os trabalhadores em formato híbrido de trabalho possam participar.

A contraproposta apresentada pela Petrobrás de ACT 2022/2023 não atende às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras em vários pontos. Além de propor um reajuste salarial de 5%, menos da metade da inflação do período, a gestão bolsonarista acena com o desmonte de direitos históricos, entre eles a retirada da AMS do ACT, o que significaria a desregulamentação do plano de saúde.

Confira calendário das assembleias do ACT e participe

Plataformas: Até 07 de julho
(com entrega das atas até dia 08/07 às 12h).

SCR:
Grupo 1:06/07 às 10h (Sede Campos) /
Grupo 2: 06/07 às 10h (Sede Campos) /
Grupo 3: 06/07 às 10h (Sede Campos) /
Grupo 4: 05/07 às 18h
Grupo 5: 05/07 às 19h30

Cabiúnas:
Adm: 05 à 07 de julho às 07h
Grupo A: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo B: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo E: 07de julho às 7h

Sede Campos: 06 de julho às 10h
Sede Macaé: 07 de julho às 10h
Parque de Tubos: De 05 à 07 de julho às 13h
Imbetiba (Praia Campista): De 05 a 07 de julho às 13h
Porto do Açu: 07 de julho às 13h
Aeroporto Farol: de 04 a 07 de julho
Aeroporto Cabo Frio: 05 a 07 de julho

Indicativos:

1) Rejeição da Primeira Contraproposta do RH do Sistema Petrobrás, apresentada em 20/06/2022;

2) Aprovação de Greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional;

3) Aprovação de Assembleia em caráter permanente;

4) Aprovação de Contribuição Assistencial, para fortalecer a luta contra a privatização, em quatro parcelas (setembro a dezembro de 2022) de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado à FUP.