Assembleias terminam hoje, 13, nas plataformas

Os trabalhadores em plataformas devem realizar assembleias neste domingo para avaliar os três indicativos aprovados pela diretoria do Sindipetro-NF de rejeição da proposta de cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela Petrobrás na segunda-feira, 07; de rejeição da proposta de PLR futura e de aprovação do movimento de greve a partir do dia 17 de outubro (Veja o calendário ao lado).
Essa greve será com parada de produção, entrega da plataforma e com pedido de desembarque pelos trabalhadores. A partir de zero hora do dia 17, a greve será deflagrada a qualquer momento na Bacia de Campos, quando o Sindipetro-NF convocar.
A FUP e seus sindicatos definiram pela realização da greve para que a Petrobrás apresente uma proposta decente aos petroleiros, para intensificar a luta pelo fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados, pela derrota do PL 4330, que regulariza a precarização do trabalho e, pela suspensão imediata do leilão do campo de Libra, que é uma das principais bandeiras de luta da categoria nesta campanha reivindicatória.
Os petroleiros da Bacia de Campos vem realizando mobilizações fortes e com sucesso desde 25 de julho desse ano. Duas greves com entrega da produção, paralisações de PT, Operação Padrão e trancaço em Imbetiba foram realizados no NF, demonstrando que a categoria petroleira está mobilizada e preparada para avançar ainda mais nas mobilizações, conforme foi discutido no último seminário de greve nos dias 11 e 12 de agosto.

Bases de Terra e Cabiúnas
Os trabalhadores de Cabiúnas iniciarão as assembleias no dia 14 de outubro, às 23h e os trabalhadores das bases de terra farão assembleia no dia 17.

Equipe de contingência do NF
A diretoria do sindicato convoca os trabalhadores que estiverem de folga na próxima semana para participar da Equipe de Contingência dos Trabalhadores. Durante o período que estiverem nessa equipe, o Sindipetro-NF custeará as despesas com alimentação, estadia e transporte dos petroleiros. Para participar é necessário encaminhar seus dados para o email da [email protected].

Proposta rebaixada
A proposta apresentada pela Petrobrás no dia 7, foi considerada pela FUP e seus sindicatos como incompleta, além de não contemplar as reivindicações dos trabalhadores. Em relação às cláusulas econômicas, a empresa propõe o reajuste em 7,68% no salário dos trabalhadores na tabela da RMNR, que representa o ganho real entre 1,17% a 1,5% e um abono correspondente a uma remuneração ou R$ 4.000,00, o que for maior.
A Federação reivindica 5% de ganho real, condições seguras de trabalho para todos, fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados, melhoria dos benefícios, mudanças no PCAC, entre outras reivindicações da categoria.

 CALENDARIO DAS ASSEMBLEIAS

Plataformas
De 11 a 13 de outubro, com retorno das atas até às 12h do dia 14.
Cabiúnas
Grupo A – Dia 14 de outubro – às 23 h; 
Grupo E e ADM – Dia 16 de outubro – às 7 horas 
Grupo B – Dia 16 de outubro – às 23h.
Bases de Terra
Dia 17 de outubro – a partir das 7 horas

Indicativos:
(1) Rejeição da proposta de cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela Petrobrás na segunda-feira, 07; 
(2) Rejeição da proposta de PLR futura;
(3) Aprovação do movimento de greve a partir do dia 17 de outubro. Essa greve será com parada de produção, entrega da plataforma e com pedido de desembarque pelos trabalhadores.