Assista agora seminário com acesso gratuito sobre potencial cancerígeno do benzeno

A Fundacentro está realizando hoje um seminário, com transmissão gratuita no youtube, com o tema “Benzeno Cancerígeno: Avançar na redução dos riscos à saúde”. Diretores do Sindipetro-NF participam, presencialmente, do evento. Entre eles o coordenador do Departamento de Saúde, Alexandre Vieira.

Confira orientações para a participação online:

• As perguntas e dúvidas deverão ser enviadas exclusivamente pelo link: https://forms.gle/cf3h2YFuGJBT4VAu5

• Haverá emissão de certificado para a audiência on-line que participar ao vivo do Evento, através do preenchimento do formulário abaixo e uso de palavra-chave, que será divulgada durante a transmissão: https://forms.gle/2tSMjjjjqGUw5K3w9 (Avaliação do evento e emissão do certificado on-line)

Assista:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

 

Não há limite seguro

“A Fundacentro nesses últimos 30 anos sempre defendeu que não há limite seguro para exposição a cancerígenos. É necessária a redução dos índices de exposição ao benzeno com ações preventivas e a garantia da não exposição”, afirma o diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini.

O Valor de Referência Tecnológico (VRT) é um ponto importante por não se tratar de um limite de exposição ocupacional. Segundo a NOTA TÉCNICA Nº 3/2024, da Fundacentro, “tendo em vista a evolução técnica das atividades industriais e produtivas, o valor de 1,0 ppm atualmente em vigor para o VRT deve ser revisto e ter seu valor reduzido para 0,5 ppm ou menor”.

“O debate central sempre será a redução ou eliminação de qualquer substância para que não se prejudique ou agrave a saúde dos trabalhadores. Daí a reafirmação da nossa nota técnica sobre a necessidade do VRT, pois falar em limite de exposição ocupacional é prometer uma segurança que não existe”, conclui.

O diretor destaca ainda estudo epidemiológico da Fiocruz, publicado em 2023, que afirma a ocorrência de 1.917 óbitos por leucemia, câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, devido à exposição ao benzeno.

O evento é coordenado pelo diretor Remígio Todeschini e pelos especialistas da Diretoria de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro Cleiton Faria Lima e Domingos Lino.

[Com informações da Ascom Fundacentro]