Assista documentário lançado pelo Sindipetro-NF sobre os 25 anos da entidade

Lançado no último dia 13, durante o 18º Congresso dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense, o documentário sobre os 25 anos do Sindipetro-NF, completados em 2021, emocionou os delegados e delegadas do evento e passa agora a estar disponível no YouTube.

O material resume a história de lutas para criação de um sindicato próprio para os petroleiros e petroleiras do Norte Fluminense, os primeiros anos de implantação e consolidação da entidade e os grandes desafios enfrentados até os tempos atuais.

A tragédias da P-36, as privatizações, as greves, as interdições de plataformas, as aquisições e construções das sedes e os impactos do Golpe de 2016 estão entre os temas tratados por ex-coordenadores do sindicato em um formato que simula uma reunião online com o atual coordenador geral, Tezeu Bezerra — pontuando o momento da pandemia de Covid-19.

Além do próprio Tezeu, dão depoimentos os ex-coordenadores Luiz Carlos Mendonça (Meio Quilo), Antônio Carlos Rangel, Fernando Carvalho, José Maria Rangel e Marcos Breda. Para marcar a participação das petroleiras na diretoria do sindicato em todos estes anos, falam as diretoras Bárbara Bezerra e Jancileide Morgado, assim como a diretora licenciada Conceição de Maria.

A história do sindicato é contada tendo como protagonista uma personagem, uma filha de petroleiro que precisa fazer um trabalho acadêmico sobre a entidade, interpretada pela atriz Lívia Prado. Uma curiosidade é que, na vida real, a atriz de fato é filha de um petroleiro.