Ato em frente à Fafen no Paraná repudia privatização

Diretores da FUP e do Sindipetro-NF participaram na manhã desta quarta, 13 , de um ato contra o anúncio da Petrobrás de privatização da Fafen/PR. O ato que aconteceu em frente à Araucária Nitrogenados reuniu centenas de trabalhadores e representantes de sindicatos petroleiros.

Petroleiros da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) fizeram uma caminhada simbólica até a entrada da Araucária para mostrar para a sociedade que a luta contra a privatização do Sistema Petrobrás é unificada.

O diretor do NF, Tadeu Porto, que participa do ato afirmou que a diretoria do Sindipetro-NF repudia a privatização da Fafen/PR. “Nós repudiamos com veemência a privatização porque o setor de fertilizantes é fundamental para a economia brasileira. A Petrobrás sair desse negócio representa mais uma vez perder a soberania nacional, porque se trata de um insumo importante para a agricultura e também a perda de um capital totalmente rentável que é a área de fertilizantes” – afirmou.

Além de Tadeu, representaram o NF no ato o Coordenador, Tezeu Bezerra, os diretores Guilherme Fonseca, Alessandro Trindade, e o Coordenador da FUP, Zé Maria.

O anúncio da privatização

Na segunda, 11, a direção da Petrobrás emitiu comunicado anunciando à categoria petroleira o “processo competitivo para venda” da Araucária Nitrogenados (Fafen/PR) e da UFN-III (Fafen-MS). Segundo informações da Nota Oficial do Sindipetro-PR/SC, a Araucária Nitrogenados S.A (Fafen-PR) utiliza resíduo asfáltico da Repar para produzir até 1.303 toneladas por dia de amônia e 1.975 t/dia de ureia, além de 450 m³/dia do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), 200 t/dia de gás carbônico e 75 t/dia de carbono peletizado. Já a UFN-III (Fafen-MS), localizada na cidade de Três Lagoas, sequer entrou em operação. A construção foi paralisada em dezembro de 2014, quando estava com cerca de 80% do projeto concluído.