Ato no Farol nesta manhã lembra 22 anos da P-36 com homenagem às famílias das vítimas

O Sindipetro-NF está na manhã de hoje no Heliporto do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, para marcar a passagem dos 22 anos da tragédia da P-36, que matou 11 petroleiros e levou ao fundo do mar a então maior plataforma de petróleo do mundo em março de 2001. O tema também será tratado no programa NF ao vivo, às 19h30, pelo Youtube e pelo Facebook do sindicato.

Neste ano, além de lembrar os heróis brigadistas que perderam as suas vidas na tragédia, o sindicato faz uma homenagem aos familiares destes trabalhadores mortos, em agradecimento por estas mais de duas décadas de participações em atividades do sindicato em defesa da vida. Durante o ato no Farol, foi exibido para os familiares um vídeo que registra alguns dos agradecimentos em nome da categoria petroleira.

Participam do ato de hoje no Farol os familiares Paulo José dos Santos Souza, Sérgio dos Santos Sousa Filho, Susane Souza Conceição, Luzineide Maria de Santana Lima e André Mascarenhas. Pela diretoria do NF, participam as diretoras Jancileide Morgado e Bárbara Bezerra, e os diretores Alexandre Vieira, Tezeu Bezerra e Eider Siqueira. A assistente social do sindicato, Maria das Graças Alcantara, também participa da atividade, assim como o petroleiro Wilson Roberto dos Santos, integrante suplente do Conselho Fiscal da entidade.

Ao longo deste tempo, a entidade priorizou a luta pela segurança e obteve muitas conquistas importantes, entre elas a que garante a participação do sindicato nas comissões que investigam os acidentes. Ainda assim, a segurança continua a não ser prioridade para a Petrobrás e demais empresas do setor petróleo, exigindo atuação firme da categoria petroleira na vigilância sobre as condições dos locais de trabalho.

Na edição de hoje do Nascente, o sindicato, por meio do editorial da publicação, também faz uma homenagem aos familiares. Confira a íntegra do texto:

Gratidão sem fim às famílias dos heróis da P-36

Nestas mais de duas décadas passadas da tragédia da P-36, todos os anos o Sindipetro-NF marca este 15 de março com atos, entre outras atividades, para homenagear os heróis que perderam as suas vidas na plataforma e reforçar a mensagem de que a luta pela segurança no trabalho é uma tarefa diária.

Em todo este tempo, nunca nos faltou a presença de familiares dos petroleiros mortos na unidade. Eles enfrentam a dor e buscam nela forças para estar conosco para reverenciar os seus e, sobretudo, prestar um serviço voluntário de valor inestimável à toda a categoria petroleira.

Quantos e quantas da categoria, nos aeroportos e em outras bases, não foram tocados pelas palavras de esposas, filhos, irmãos, destes companheiros que nos deixaram? Quanto estas mensagens e essas presenças deverão ter contribuído para o aumento da conscientização na luta pela segurança? Quantas vidas este empenho já terá salvado?

Por isso, o Sindipetro-NF, em nome de toda a categoria petroleira, manifesta aqui o seu mais profundo agradecimento a cada uma e cada um destes familiares, que deixam suas casas para estar conosco neste trabalho incessante. Jamais poderemos retribuir à altura toda a dedicação de vocês às petroleiras e aos petroleiros. E o mínimo que podemos fazer, além de agradecer, é jamais esquecer.

Jamais esqueceremos

Adilson Almeida de Oliveira