Ato no Rio pressiona Petrobrás durante reunião com a FUP

Diretores de sindicatos petroleiros, entre eles o Sindipetro-NF, e militantes de outros movimentos sociais começam a se concentrar nesta manhã na entrada do Edise (Edifício Sede da Petrobrás), no Rio, para realização de ato público para pressionar a empresa a atender os itens da Pauta pelo Brasil. Os representantes da categoria se reúnem com a gestão da Petrobrás a partir das 9h.

De acordo com o coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda, os sindicatos esperam que a empresa apresente algo de concreto na negociação. “Na última reunião, a empresa não trouxe nada sobre a Pauta pelo Brasil. Agora, a nossa greve leva a empresa a discutir o documento e esperamos que seja para atendê-lo”, afirma.

No início desta manhã, já estavam na porta da sede da companhia para o protesto dirigentes da FUP, do Sindipetro-NF, Sindipetro-Caxias, da CUT-RJ e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Do Norte Fluminense, dois ônibus com militantes sociais, um de Campos e outro de Macaé, estão seguindo para o Rio.

Após a reunião com a Petrobrás, a Federação vai se reunir para avaliar o resultado do encontro com os gestores. Enquanto isso, o indicativo é de fortalecimento da greve nacional dos petroleiros, iniciada nas bases da FUP no dia 1º de novembro.

Na Bacia de Campos, 49 unidades marítimas estão na greve, entre completamente paradas, parcialmente paradas e operadas por equipes de contingência. Nas bases de terra, está na greve o Terminal de Cabiúnas, com o controle dos trabalhadores sobre o carregamento de Gás, e, na base de Imbetiba, estão sendo realizados bloqueios e concentrações.