Ato público da campanha Vidas Negras Importam nesta terça em Macaé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entidades dos movimentos sociais de Macaé realizam nesta terça (14), com concentração às 15h na Praça Veríssimo de Melo, o Ato Unificado Vidas Negras Importam. Lançada em 2017 pelo Sistema ONU Brasil, a atividade acontece anualmente em diversas cidades brasileiras e faz parte de uma campanha que denuncia o genocídio da população negra no País. O Sindipetro-NF participa do Ato, representado pela diretora Conceição de Maria.

“A iniciativa busca ampliar, junto à sociedade, gestores públicos, sistema de Justiça, setor privado e movimentos sociais, a visibilidade do problema da violência contra a juventude negra no país. O objetivo é chamar atenção e sensibilizar para os impactos do racismo na restrição da cidadania de pessoas negras, influenciando atores estratégicos na produção e apoio de ações de enfrentamento da discriminação e violência”, explica a ONU Brasil.

Ainda de acordo com a campanha, dados do UNICEF mostram, que “de cada mil adolescentes brasileiros, quatro vão ser assassinados antes de completar 19 anos. Se nada for feito, serão 43 mil brasileiros entre os 12 e os 18 anos mortos de 2015 a 2021, três vezes mais negros do que brancos. Entre os jovens, de 15 a 29, nos próximos 23 minutos, uma vida negra será perdida e um futuro cancelado”.