Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Sindipetro-NF organizou uma série de atividades que incluem atos nas bases de terra, exibição de filmes com debates, transmissão ao vivo na TV/NF e no facebook e apresentação do Coral dos Petroleiros.
As atividades começam no dia 7 e vão até 10 de março. Os atos seguem a linha nacional contra a Reforma da Previdência, medida que tramita na Câmara dos Deputados como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287. Nesta proposta, as mulheres vão ter que trabalhar mais e tanto quanto os homens. Ela acaba com critérios diferentes de gênero e adota idade mínima de 65 anos para trabalhadores e trabalhadoras como condição para requerer a aposentadoria.
Os atos também irão mostrar os avanços que as mulheres petroleiras conquistaram nos últimos anos e avaliar a conjuntura nacional, relacionando tudo que as mulheres tinham em nível nacional e que o governo golpista de Michel Temer tirou.
A exibição dos filmes e debates acontecerão de forma simultânea em Campos e Macaé e são abertas ao público.
Veja a programação completa abaixo:
Dia 07/03
7h – Ato na Imbetiba
12h – Transmissão ao vivo sobre os “Avanços das Mulheres no Brasil” com a bancária e Secretária da Mulher da CUT, Marlene Miranda, a diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria e a Mestre em Educação – Universidade Federal Fluminense (UFF), Guiomar Valdez.
Dia 08/03
7h – Ato no Parque de Tubos
12h – Ato no Edinc
18h – Apresentação do Coral dos Petroleir@s e exibição do filme: As Sufragistas.
( Teatro de Macaé e Auditório em Campos)
Dia 10/03
7h – Setorial e ato em Cabiúnas
15h – Exibição do filme “O Sonho de Rose – 10 anos depois” com as participação de mulheres dos movimentos sociais e debate posterior.
(Teatro de Macaé /Auditório de Campos)
Filmes
As Sufragistas
Sinopse : No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios (Não recomendado para menores de 14 anos).
Data de lançamento: 24 de dezembro de 2015 (1h 47min)
Direção: Sarah Gavron
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep mais
Gêneros Drama, Histórico
Nacionalidade : Reino Unido
Sonho de Rose
Sinopse: Seguindo os passos dos personagens do filme Terra Para Rose, primeiro documentário da diretora Tetê Moraes, O Sonho de Rose mostra como vivem hoje algumas das 1500 famílias que participaram da ocupação do MST à Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul. Após anos de luta vivendo acampados em barracas de lona, enfrentando a polícia e negociando com o governo, eles conseguem transformar seus sonhos em realidade trabalhando como pequenos agricultores em cooperativas ou associações.
Direção: Tete Moraes
Elenco: Lucélia Santos
Gênero: Documentário
Nacionalidade : Brasil
* Sinopses publicadas no site www.adorocinema.com.br.