Atuação sindical contribui com auditorias em P-18 e PCH-2

O Sindipetro-NF participou nesta semana de dois embarques para auditorias de segurança em unidades da Bacia de Campos. As atuações dos fiscais duraram da última segunda até esta quinta-feira. O diretor sindical Alessandro Trindade representou a entidade na auditoria da ANP em P-18, enquanto o diretor Chico Zé participou da operação Ouro Negro, em PCH-2. Participaram das auditorias órgãos como MPT, ANP, Marinha, Anvisa, Ibama e MTE.

Na P-18, Trindade alertou a auditoria da ANP sobre a prática do “operador mantenedor”, o que levou à solicitação de que a Petrobrás informe a lista com as funções de todo o quadro de trabalhadores da unidade nos últimos dois embarques. O sindicalista também identificou evidências de que é baixo o efetivo na unidade e há suspeita de falta de treinamento para integrantes do grupo de faina (combate a emergências).

Sobre a PCH-2, o diretor Chico Zé afirma que encontrou a unidade em estado crítico, inclusive com algumas áreas interditadas. Há ainda problemas de refrigeração e ambiência, mas o diretor explica que mais informações só poderão ser divulgadas após a conclusão do relatório dos auditores.

Os auditores aguardam documentos solicitados à Petrobrás para que possam concluir os seus relatórios.