Atualização sobre a Petros é tema de reunião dos aposentados e pensionistas nesta quinta-feira (23)

Dia do Nacional do Aposentado será celebrado, nesta sexta-feira (24), em todo país

O auditório da sede do Sindipetro-NF, em Campos, ficou lotado na primeira reunião do ano destinada aos aposentados, aposentadas e pensionistas, realizada nesta quinta-feira (23). A pauta única foi voltada à atualização de questões relacionadas à Petros. Um ônibus saiu, às 07h30, da sede de Macaé, garantindo a participação dos moradores do município.


O Coordenador do Departamento dos Aposentados, Antônio Carlos “Tonhão”, presidiu a reunião. Ele fez um breve histórico sobre a Petros e atualizou a categoria com relação às ações do Sindipetro-NF para solucionar os problemas financeiros do plano. O diretor confirmou que próxima etapa já vai ser iniciada nesta sexta-feira (24). 

“Hoje nós estamos aqui reunidos para fazer uma reunião com os aposentados em busca de dar uma atualizada sobre o que está ocorrendo no nosso meio e também falar sobre os Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs)”, disse o diretor explicando que o momento agora é de acionar os órgãos de fiscalização.

Dia Nacional do Aposentado

Nesta sexta-feira (24) será celebrado, em todo país, o Dia Nacional do Aposentado. A data foi instituída pela Lei 6.926 de 1981 e se refere a criação da Caixa de Aposentadoria e Pensões por meio da chamada “Lei Elói Chaves”, em 1923. 

O Coordenador do Departamento dos Aposentados do Sindipetro-NF falou sobre a data. “A esse grupo de pessoas de muita experiência, que muito devem sua vida, o agradecimento do Brasil. No caso nosso em particular, da Petrobrás, nós somos uma geração que transformamos uma empresa, um país que eles diziam que era terceiro mundo e que não tinha petróleo. Nós transformamos ela (Petrobrás) em uma das maiores empresas do mundo e a maior empresa do país”, disse o diretor destacando a importância da categoria petroleira no desenvolvimento nacional. 

Durante a reunião, o novo Coordenador Geral Sergio Borges foi apresentado oficialmente aos aposentados, aposentadas e pensionistas do NF. Ele lembrou a importância destes trabalhadores históricos da Petrobrás numa data tão representativa. 

“Primeiro, eu vejo os aposentados como um trabalhador, uma trabalhadora que contribuiu a vida inteira para construir a empresa que a gente tem hoje. Segundo, que a maioria desses trabalhadores que hoje estão aposentados sempre foram de luta. Eles defenderam a luta a favor da manutenção da Petrobrás como empresa pública, contra a privatização, e lutaram muito pela ampliação dos nossos direitos ao longo dos anos”, agradeceu o novo Coordenador Geral do Sindipetro-NF.