Atualizada: Petroleiros de 16 plataformas fizeram relatos na reunião de hoje, 18, sobre a situação em suas unidades

Os petroleiros reunidos na tarde de hoje, 18, na sede do Sindipetro-NF em Macaé decidiram manter as mobilizações surpresa nas bases de terra, além de outros encaminhamentos estratégicos para a manutenção do movimento grevista.

Durante a reunião, foram feitos relatos da situação da greve pelos trabalhadores das plataformas de P-51, P-38, P-53, P-54, P-55, P-43, P-35, P-52, PNA-1, PNA-2, PVM 1,2e3, P-25, P-27, P-48, PCE-1 e PCH-1. Na grande parte delas, os petroleiros em greve estavam desembarcando aos poucos. Os trabalhadores denunciaram que a Petrobrás afirma não ter aeronaves para descer todo mundo, entretanto houve casos em que as aeronaves saiam com duas ou três pessoas, ao invés de saírem cheias com os petroleiros que queriam desembarcar. Em algumas unidades, trabalhadores ligados a área de segurança não desembarcaram, principalmente os técnicos. O NF informa que é importante que todos que estiverem em greve desembarquem.

Em muitas unidades ainda existem trabalhadores em situação de cárcere privado. O Sindicato orienta aos petroleiros nessa situação que entrem em contato com os diretores do sindicato para relatar o problema. Em PCH-1 os trabalhadores ocuparam o heliponto e receberam o apoio do sindicato, que orienta que as unidades nessa situação façam o mesmo.

O jurídico do sindicato informou que o juiz da 1a Vara do trabalho tem até segunda, 21 para decidir sobre o desembarque dos trabalhadores. A Petrobras teve até hoje, às 17h para avaliar as propostas do sindicato e dar uma resposta ao juiz.

Alguns fatos chamaram atenção nos relatos. Em P-51, houve várias quedas do sistema de injeção de água, acarretando instabilidade no sistema de lastro e chegando a adernar 3 graus.

Em P-53, ocorreu corte de comunicação como foi denunciado pelo site do sindicato e os trabalhadores realizaram panelaço em todas as refeições quando os pelegos entravam no refeitório. Os trabalhadores de PNA-1, ocuparam a sala de TV e o refeitório e impediram a entrada dos pelegos. Trabalhadores do TECAB também relataram como foi o ato na manhã de hoje, já divulgado pelo NF e que parou mais de 5 mil trabalhadores.

Leilão de Libra

O Sindipetro-NF enviará sete ônibus com trabalhadores do MST e dois microônibus com petroleiros para o ato na segunda, 21, no Rio de Janeiro, contra o Leilão de Libra. Há poucas vagas no microônibus que vai ao ato, por isso os interessados devem entrar em contato com a sede do NF em Macaé, caso tenha vontade de participar com o grupo da manifestação.

[Atualizada para correção nos informes da P-51, às 11h21 de 19/10/13]