Auditores internos denunciam pressão das chefias para alteração de laudos de SGSO

A diretoria do Sindipetro-NF está preocupada com o grande número de denúncias que tem chegado à entidade sobre a interferência das chefias locais nos laudos das auditorias internas definidas pelo Regulamento Técnico do SGSO. Atualmente são cerca de 10 auditores que atuam na área e por conta dessa pressão, alguns estão apresentando quadro de esgotamento mental, inclusive com afastamento do trabalho.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde da FUP, Raimundo Telles, “toda vez que acontece uma auditoria interna das 17 diretrizes do SGSO chegam denuncias dessa pressão da chefia. Diante disso, a representação sindical irá pleitear o acompanhamento do sindicato nas auditorias”. A FUP e o Sindipetro-NF vão levar essa denúncia para a próxima reunião do SMS Corporativo.

O regulamento de SGSO

Instituído em 2007 por meio da Resolução ANP n° 43/2007, o Regulamento Técnico do SGSO é aplicável às instalações marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural, tornando-se um importante instrumento que visa garantir a proteção da vida humana e do meio ambiente. É composto por 17 práticas orientadas ao desempenho e à gestão de risco, incentivando o processo de melhoria contínua na operação das instalações, são essas práticas que são verificadas nas auditorias internas. As empresas com contrato com a ANP devem comprovar que mantêm o controle dos riscos advindos de toda e qualquer operação executada nas instalações marítimas de perfuração e de produção.