Baixo efetivo e falta de diálogo com as gerências é realidade em P-09

O baixo efetivo de operadores em P-09 tem preocupado a categoria a bordo. Os relatos dos trabalhadores são de que a plataforma continua a operar com um único operador na planta de óleo, um no gás e outro no PLC no turno do dia e da noite. Existem alguns operadores a bordo, mas como estão em primeiro embarque não tem conhecimento para operar a planta.

Também contam que há operadores em treinamento, mas a gerência ignora esse fato e também não embarca operadores com experiência, para suprir o efetivo de bordo.

Além do clima de insegurança por conta do baixo efetivo, os trabalhadores reclamam da falta de diálogo entre a gerência da unidade e a categoria. O que tem prevalecido é aquilo que o chefe manda fazer. Há a suspeita inclusive de determinar serviços sem PT.

Uma reunião da CIPA chegou a ser adiada pela gerência, por querer priorizar a produção. O contingente está tão reduzido que o operador que também é cipista não consegue dispor de um mínimo de tempo, fora de suas atividades, para poder participar da reunião.

O projeto do governo golpista de denegrir a imagem da Petrobras, passa pela redução do efetivo e a falta de manutenção das unidades. Essas atitudes irresponsáveis geram insegurança entre os trabalhadores e coloca vidas em risco. A diretoria do NF reforça a importância dos trabalhadores continuarem encaminhando suas denúncias ao sindicato, através do e-mail: [email protected].