Bancários e trabalhadores do saneamento recebem do NF exemplares do livro sobre centenário do Trianon

Em reunião na manhã de hoje com diretores do Sindicato dos Bancários e do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento, o diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, fez a entrega às entidades de exemplares do livro “Nos tempos do Trianon – Campos se diverte!”, impresso com o apoio do NF.

O presidente Helio Anomal e o diretor Claudilei Faguntes receberam exemplares em nome do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento, enquanto os bancários foram representados pelo presidente do sindicato da categoria, Rafanele Alves.

O NF tem percorrido instituições de ensino e culturais, assim como sindicatos e entidades dos movimentos sociais, para fazer a entrega do livro. O objetivo é contribuir na preservação da memória e da cultura locais.

Entre as entregas recentes de exemplares feitas pelo sindicato estão as realizadas no Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes e na UFF (Universidade Federal Fluminense) de Campos dos Goytacazes.

O livro sobre o antigo Trianon foi produzido para celebrar o centenário da inauguração do teatro, por meio de pesquisa da historiadora Juliana Carneiro e do historiador Victor Melo. Em um dos textos de apresentação da obra, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, lembra a relação afetiva da categoria petroleira de Campos dos Goytacazes, com o espaço cultural histórico.

“A colunas do Trianon, com as suas frisas, balcões, camarotes e galerias, foram derrubadas na terra goitacá no mesmo período em que, no mar da Bacia de Campos, descobria-se o petróleo que viria a marcar um novo ciclo econômico. O primeiro campo, o de Garoupa, foi descoberto em 1974. O Trianon foi demolido em 1975, mesmo ano em que se descobriu o segundo campo de exploração, o de Namorado. E no ano seguinte, 1976, o de Enchova. Uma luz no palco que se apagava no Boulevard, enquanto chamas começavam a ser acesas nos queimadores no alto das torres das plataformas”, comparou Tezeu.

Atos Fora Bolsonaro dia 12

O encontro entre sindicalistas também discutiu a organização, para o próximo dia 12, de atos em Campos dos Goytacazes para abrir os protestos “Fora, Bolsonaro”. Os atos nacionais estão sendo chamados para o feriado de 15 de novembro. Na região, no entanto, o NF e demais entidades programam uma antecipação.

[Fotos: Luciana Fonseca / Para Imprensa do NF]