Bancários iniciam campanha salarial com medalhas irônicas no Boulevard Olímpico

O Sindicato dos Bancários lançou  nesta terça-feira, 16, a Campanha Salarial Nacional 2016, com passeata do Boulevard Olímpico até a Praça XV, na região do Porto Maravilha, Rio de Janeiro.

Como já é tradição, a Cia Emergência Teatral preparou performances inspiradas nos Jogos Olímpicos para animar a atividade. Cinco atores conduzirão gigantescas medalhas de ouro, que, a serem entregues aos banqueiros campeões de Demissão, Exploração e Assédio Moral. Como também não poderia deixar de ter, o presidente golpista Michel Temer será alvo de críticas.

Já os bancários receberão medalhas nas categorias Luta, Resistência e União, como heróis que constroem os lucros astronômicos dos bancos e reivindicam a contrapartida na campanha salarial.

Com data-base em 1º de setembro, os bancários lutam por reajuste salarial de 14,78% (inflação do período mais aumento real de 5%), PLR de três salários mais R$8.317,90, piso de R$3.940,24 (mínimo do Dieese), melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral, entre outras reivindicações. A primeira rodada de negociação com a Fenaban está marcada para os próximos dias 18 e 19, em São Paulo.