Benzeno: atuação do NF vai além das denúncias

O Sindipetro-NF participa desde 2015 da Comissão Estadual do Benzeno, onde está na Coordenação da Bancada dos Trabalhadores e denuncia que a Comissão não se reúne desde março por conta da FIRJAN, que é coordenadora da bancada patronal e tem criado dificuldade em cumprir a agenda da CEBz-RJ.

Para o NF essa atitude de esvaziamento por arte da FIRJAN tem a ver com o período eleitoral pelo qual o país passa. A bancada dos trabalhadores vem tentando negociar com as outras duas bancadas uma data para se reunir, mas até o momento não foi fechada uma agenda. Caso não seja definida uma data a ideia é tomar uma atitude política mais firme.

Além da CEBz, o sindicato tem resistido em outras frentes fazendo reuniões períódicas com a categoria petroleira, entrando na justiça com três ações civis públicas sobre a existência de benzeno nas áreas de trabalho do Sistema Petrobrás.

Durante essa semana, o NF realizará uma série de ações de formação dobra a exposição ao Benzeno, a partir do dia 10. Serão encontros nas bases e conversas ao vivo pelo Facebook para contribuir na luta pela saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Confira a programação abaixo e participe.

Dia 10
Manhã – Farol.
19h – Face to face com mediador do NF, o médico do trabalho do sindicato, Ricardo Garcia, e um representante da Comissão Nacional do Benzeno.

Dia 11
Manhã – Aeroporto de Campos.

Dia 15
Manhã – Falcão Bauer.

Dia 22
Manhã – Aeroporto de Cabo Frio.

Dia 24
Manhã – Aeroporto de Macaé.

Boletim especial Comissão Nacional do Benzeno