Blog zemarianoca.org.br vai dar transparência ao mandato do Conselheiro eleito para o CA

O blog zemarianoca.org.br, que estava no ar desde o dia 09 de maio em caráter experimental, foi lançado nesta quinta, 16, dia que antecede a primeira participação de José Maria Rangel em uma reunião do Conselho de Administração da Petrobras na condição de Conselheiro Eleito. O blog será importante ferramenta de transparência do mandato do Conselheiro eleito para os trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás.

O conteúdo do blog será atualizado frequêntemente e poderá ser acompanhado pelos trabalhadores e trabalhadoras acessando www.zemarianoca.org.br. Conheça nessa mensagem os primeiros posts do blog:

 

Na sexta, 17 de maio, Zé Maria participa pela primeira vez de reunião no Conselho de Administração da Petrobrás

 

O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, José Maria Rangel, que também é coordenador geral do Sindipetro-NF e diretor da FUP, participa nesta sexta, 17, da sua primeira reunião na condição de conselheiro.

Conforme compromisso de campanha, Zé Maria publica pauta da primeira reunião em que participa como representante dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás:

1. Aprovação e assinatura da ata da reunião ordinária de 26-04-2013;

2. Confirmação da próxima reunião , agendada para o dia 14-06-2013;

3. Comitê de remuneração e sucessão;

4. Política de conteúdo local;

5. Projeto de alienação de ativo no âmbito do PRODESIN

6. Designação anual dos membros dos comitês do conselho de administração;

7. Alteração do valor total do dispêndio a título de Participação nos Lucros ou resultados;

8. Código de conduta concorrencial da Petrobrás

Esta prática será repetida ao longo do mandato e antes das reuniões do CA, o objetivo é que os leitores do blog saibam previamente dos assuntos tratados antes das reuniões acontecerem. Contribuições para a atuação do Conselheiro podem ser enviadas para zemarianoca.org.br

 

Publicado em Sobre o mandato Comentar

 

 

 

Zé Maria inicia luta para mudar lei do conselheiro eleito pelos trabalhadores

Com Presidente da Câmara dos DeputadosEm 9 de maio o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, José Maria Rangel, se reuniu  com o presidente da Câmara dos Deputados Federais, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para discutir a proposta de ampliação das atribuições da representação dos petroleiros no conselho, com a retirada das restrições previstas no terceiro parágrafo do artigo segundo da lei 12.353 de dezembro de 2010.

Também participaram do encontro o coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, o secretário de Comunicação da FUP, Francisco José de Oliveira, o coordenador de Comunicação do Sindipetro-NF, Marcos Brêda, e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

A parlamentar potiguar se comprometeu a reunir um grupo de deputados para apresentarem uma emenda supressiva.

Publicado em Sobre o mandato Comentar

Zé Maria no Rio Grande do Sul

Zé Maria esteve no Rio Grande do Sul. No dia 2 de maio participou de reunião com o secretário da casa civil do governo do RS, Carlos Pestana juntamente com Fernando Maia Costa, presidente do Sindipetro RS (foto) . Reafirmaram o compromisso em relação aos investimentos no Porto de Rio Grande, à ampliação da Refap e perfuração de áreas na Bacia de Pelotas.

No dia seguinte participou do Congresso Regional dos Petroleiro do Rio Grande do Sul a convite de Maia.

Publicado em Sobre o mandato Comentar

Passagem simbólica de mandato

Em 29 de abril, mesmo dia da posse no CA, Zé Maria reuniu-se com Silvio Sinedino, representante dos empregados que termina seu mandato nesse momento. A reunião aconteceu no Edifício Ventura da Petrobrás no Rio de Janeiro e os dois conversaram sobre a experiência do Silvio em seu mandato que foi o primeiro conselheiro eleito na Petrobras. O conselheiro fez a passagem simbólica do cargo se colocando a disposição e desejando um bom mandato.

Publicado em Sobre o mandato Comentar

José Maria Rangel toma posse no Conselho de Administração

Posse no CANo dia 29 de abril, o Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Ferreira Rangel, eleito como representante dos trabalhadores ao Conselho de Administração da Petrobrás, tomou posse às 14 horas, durante a reunião do Conselho no Rio de Janeiro. Veja abaixo a carta aberta escrita e divulgada nessa data por ele.

 

Carta aberta aos trabalhadores e trabalhadores do Sistema Petrobrás

Senhores Membros do Conselho,
Senhores Acionistas,
Senhora Presidente Graça Foster

Assumo agora um dos maiores desafios dos 28 anos de minha vida na empresa e na luta sindical.
Desafio que justificou minha candidatura. São os compromissos que assumi com os trabalhadores e as trabalhadoras de todas as unidades da empresa e com a sociedade brasileira.
Inicio esse mandato com os olhos e o coração voltado para cada um dos empregados e cada uma das empregadas da Petrobrás.
Pretendo trazer para esse Conselho o debate sobre os anseios, sobre o trabalho e os problemas enfrentados pelo corpo funcional, o patrimônio maior da empresa.
Um debate que expressará o nosso orgulho de trabalhar na Petrobrás, de ser parte fundamental do esforço para a construção da energia que o Brasil precisa.
Mas o debate também deve se estender às causas da política que gera dor, sofrimento e perdas irreparáveis com a rotina de acidentes, mortes e mutilações nas operações da companhia.
É de interesse dos empregados e das empregadas debater sobre um Plano de Negócios que assegure a recomposição dos efetivos da empresa.
Ficarei feliz se aqui também discutirmos sobre como o Código de Ética e Comportamento da empresa será eficaz para impedir os assédios e as perseguições.
Para nós a busca desses objetivos pede maior redução da terceirização, o reforço à política de contratação de efetivos próprios e sua necessária valorização.
Diz respeito a cada um dos empregados e das empregadas os prejuízos que envolvem o plano de desinvestimentos, as questões ligadas ao REPETRO, ao desenvolvimento do Pré-Sal e dos campos maduros, o uso de sondas próprias, a contratação de termoelétricas e de serviços e obras.
Queremos sim contribuir com a formulação das políticas de administração e governança da Petrobrás.
Preocupa-nos especialmente os graves problemas criados com a insuficiente manutenção das plataformas que levou a interdição de algumas delas por falta de segurança. Além da decorrente redução de sua eficiência. Preocupa-nos também a manutenção de refinarias e terminais em todos os locais que sofrem com essa mesma política que prioriza a produção a qualquer preço.
Reafirmamos nossa posição contrária aos leilões de privatização da exploração de petróleo e gás. Acreditamos e apostamos na capacidade da Petrobrás de suprir as necessidades do país.
Não temos respostas prontas para nenhuma dessas questões. Venho com o espírito aberto para aprender e construir.
Conheço as limitações, inclusive de ordem legal, que por enquanto impedem a participação do Conselheiro representante dos empregados e das empregadas em discussões cruciais para nós.
Contribuir para esse debate é meu dever, é a maneira de honrar a confiança dos que me elegeram para representante dos empregados e das empregadas.

Saudações
José Maria Ferreira Rangel

Publicado em Sobre o mandato Comentar

Zé Maria participa de Audiência Pública no Rio Grande do Norte

No dia 19 de abril, Zé Maria participou de audiência pública na Câmara Municipal de Natal, reafirmando o compromisso de campanha de lutar ao lado do Sindipetro RN em defesa do povo potiguar e pelo desenvolvimento do Nordeste do Brasil. A  audiência pública tratou sobre a “A ATUAL SITUAÇÃO DOS INVESTIMENTOS DA PETROBRAS NO RIO GRANDE DO NORTE.”

Publicado em Sobre o mandato Comentar

Zé Maria cobra esclarecimentos sobre “Plano de Desinvestimento”

No dia 4 de abril, antes da posse como representante dos trabalhadores no CA, o coordenador geral do Sindipetro-NF e diretor da FUP, José Maria Rangel, protocolou na presidência da Petrobrás ofício com requerimento de esclarecimento da presidente da Petrobrás Maria das Graças Silva Foster sobre o “Plano de Desinvestimento” da empresa. Até hoje (15-05-2013) o requerimento não foi respondido por Foster.

Rangel enumera no documeto questões levantadas por matéria jornalística da revista “Época”, de 28 de março passado, publicada sob o título “O feirão da Petrobras: Documentos da estatal revelam os bastidores da venda de patrimônio no exterior – como a sociedade secreta na Argentina com um amigo da presidente Cristina Kirchner”.

O sindicalista quer saber o valor de mercado de ações da Petrobras Argentina S.A. (Pesa) que teriam sido vendidas, de acordo com a revista, para o grupo Indalo, e quais as avaliações técnicas sobre a perspectiva de valorização destes papeis em bolsa. Além disso, o documento questiona o valor da venda, as condições de pagamento, os interesses estratégicos envolvidos no negócio e os critérios para a escolha deste comprador.

O requerimento também busca esclarecimentos sobre possíveis outros ativos da empresa que estariam à venda nesta e em outras negociações. O objetivo é conhecer a real extensão do chamado “Plano de Desinvestimento”.

Publicado em Sobre o mandato Comentar

O blog zemarianoca.org.br

É a partir de hoje um canal onde Zé Maria conversará com a categoria e estará mais próximo dos trabalhadores e trabalhadoras do sistema Petrobrás.

Publicado em Sobre o mandato Comentar