BW quer enviar FPSO Cidade de São Mateus para a China

Da Imprensa da FUP – A FUP cobrará dos órgãos fiscalizadores e da Petrobrás explicações sobre a denúncia feita pelo jornalista Ricardo Boechat, em sua coluna na Revista IstoÉ, de que a BW Offshore pretende enviar para estaleiro da China o navio-plataforma Cidade de São Mateus, que prestava serviços para a estatal no Espírito Santo. A embarcação foi seriamente danificada, após explosão na Casa de Bombas, no dia 11 de fevereiro, que resultou na morte de 09 trabalhadores e deixou outros 26 feridos.

O programa do governo federal de conteúdo nacional prevê que reparos e manutenção de embarcações afretadas pela Petrobrás devem ser realizados no Brasil. Além disso, o navio plataforma da BW deve estar à disposição das comissões de investigação do acidente, que, conforme denunciado pela FUP e pelo Sindipetro-ES, foi fruto da negligência da empresa, já que, como relataram os trabalhadores, a Casa de Bombas vinha apresentado vazamentos crônicos, sem que nada tivesse sido feito. Além disso, os dados da caixa preta da plataforma ainda estão sendo analisados pela Polícia Federal, Agência Nacional do Petróleo e pela Marinha.