No último dia, 15, ocorreu uma reunião entre diretores do Sindipetro-NF, o RH da Gas & Energia e representante da gestão da UTG-CAB para discutir temas específicos de Cabiúnas. Veja o resultado dos principais pontos discutidos:
Retorno de Férias – A gestão não irá restringir a execução da cláusula sobre permuta para o regime especial, para uso entre os trabalhadores, para pagamento dos dias por causa da folga. O retorno da aplicação ficou para o dia 26 de setembro.
Aplicação do acordo vigente na RLAN e TEMADRE para pagamento das 20 horas dos feriados de fim de ano e Carnaval, mais a geração de um dia de folga mensal para todo o administrativo – a empresa recusou a proposta da geração uma folga mensal e solicitou uma nova proposta de acordo em relação às 20 horas.
A proposta de aplicar esse acordo da unidades da Bahia foi aprovada em uma assembleia realizada no início de 2015, que contou com a presença de mais de 100 trabalhadores da UTG-CAB.
No decorrer dos meses, e com a resistência da gestão em negociar, a empresa propôs que ocorresse o pagamento das 20 horas e que os demais pontos fossem negociados. E a categoria aprovou. Entretanto, o que ocorreu de fato foi que a empresa se recusou em negociar, gerando novamente as 20 horas de compensação, sem negociar o acordo.
Em 2016, esse tema foi se arrastando em mesas de negociação até que no dia 15 de setembro, a Gas & Energia recusou sem informar o motivo. Diante disso, a diretoria do Sindipetro-NF irá encaminhar uma assembleia para a aprovação do indicativo a ser divulgado.
Além desse ponto, conforme acordado na última reunião foram entregues duas propostas de Mudança no Transporte de Turno e na Realização dos Periódicos.
Transporte dos trabalhadores em regime especial – a proposta foi entregue e apresentada. Ficou encaminhada a participação de representantes do Sindipetro-NF nas reuniões que estão ocorrendo no Rio a respeito deste tema. Para que tragam contribuições daqueles que usam o meio de transporte.
A diretoria do sindicato acompanhará esse encaminhamento e, caso seja necessário, realizará setoriais sobre este tema.
Realização dos exames periódicos – Com base na NR-7, o sindicato afirmou em mesa que esses exames e o clínico geral sejam feitos no horário administrativo, com todo ônus ao empregador. Em caso de uma situação especial sejam realizados na folga. A gestão de RH do Gas & Energia discordou e reafirmou que seguia os padrões da empresa, mas ficou de dar um retorno sobre a proposta no dia 26 de setembro.
A diretoria do sindicato afirma que estas e outras demandas importantes sobre terceirização, incorporação, sobreaviso parcial, assédio continuam a ser tratadas pela entidade. E reafirma a importância dos trabalhadores de Cabiúnas participarem em peso dos fóruns abertos pelo sindicato, como por exemplo o seminário de greve na próxima semana.
Reunião
A reunião onde foram debatidos esses pontos aconteceu através de vídeo conferência. Enquanto no Rio de Janeiro estavam o RH, o Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda e o diretor Alessandro Trindade, em Macaé estavam o representante da gestão da unidade e dois diretores do NF, Rafael Crespo e Claudio Nunes.