Cabiúnas usa baldes para conter goteiras em sala estratégica da operação

O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores do Terminal de Cabiúnas, da Transpetro, em Macaé, de que a precariedade do Centro de Circuitos de Motores (CCM) da unidade chega ao ponto de a gestão da empresa determinar o uso de baldes para conter as goteiras no setor. Uma foto obtida pela entidade mostra quatro destes recipientes no local.
De acordo com o diretor do NF, Cláudio Nunes, o CCM é estratégico para as operações e, mesmo assim, tem sido alvo constante de denúncias de insegurança.

“Uma falha no sistema deste CCM pode acarretar em deixar inoperante as seis turbinas e provocar desabastecimento em alguns estados, atingindo termelétricas e fornos de indústrias de primeiro nível”, explica Nunes, destacando os riscos para o trabalhador, para os equipamentos e para o abastecimento.

O setor é composto por seis turbo compressores, responsáveis prioritariamente pela exportação do gás para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, via Gasoduto Gasduc, e para o Espírito Santo e estados da região Nordeste, via Gasoduto Gascav.

Não é a primeira vez que as más condições do setor são denunciadas pelo sindicato. De acordo com Nunes, no ano passado, um Ventilador Arno foi colocado pela gestão para substituir o sistema de refrigeração turbotronic das turbinas. Logo em seguida, pedaços do teto do mesmo CCM caíram sobre os painéis. Também neste período, pegou fogo no sistema de ar refrigerado dos painéis de um dos CCMs.

Os petroleiros relatam que o “sistema anti-goteiras” foi colocado desde o último dia 16, quando houve um período de chuvas no feriadão de 15 de novembro.