Campanha Petroleiro Solidário recebe Moção de Aplausos da Câmara do Rio

A campanha Petroleiro Solidário recebeu Moção de Aplausos e Reconhecimento Público da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. O documento que certifica a homenagem foi entregue, ontem, pelo vereador Lindbergh Farias (PT), ao diretor do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade, durante ação do gás no conjunto habitacional Dom Jaime Câmara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o vereador, autor da proposta de moção, a campanha acontece em um momento de muita dificuldade do povo brasileiro, quando a fome volta a atingir milhões de pessoas. Ele lembrou ainda o papel de conscientização das ações de venda de gás a preço subsidiado.

“Quero parabenizar a todos os petroleiros. Porque num momento de muita dificuldade do povo brasileiro, num momento de fome, foram os petroleiros, através dessa campanha de solidariedade, distribuíram cestas básicas, fizeram esse trabalho educacional de conscientização política muito importante na questão da venda do gás com subsídio, mostrando que com outra política da Petrobrás o preço do gás era para ser diferente”, afirma Lindbergh à Imprensa do NF.

O parlamentar também destacou a necessidade de lutar contra a demissão arbitrária e injusta do diretor Alessandro Trindade, um dos principais articuladores da campanha junto à categoria petroleira e as entidades sindicais participantes (FUP, Sindipetro-NF e Sindipetro-Caxias). Ele foi demitido pela Petrobrás sob alegação de liderar a ocupação de famílias em vulnerabilidade social de uma área doada à companhia, em Itaguaí, em 1º de maio passado. Trindade, na realidade, havia ido à ocupação para levar alimentos doados pela campanha Petroleiro Solidário.

“Fizemos também [por meio da moção] uma solidariedade ao companheiro Alessandro Trindade, que tem feito um trabalho incansável no diálogo com as comunidades. Nós não podemos aceitar essa demissão arbitrária, autoritária, por parte da diretoria da Petrobrás. E a readmissão do companheiro Alessandro Trindade é uma bandeira de todos os democratas nesse país. Parabéns a todos os petroleiros por uma campanha tão importante de solidariedade à pessoa humana.

O diretor Alessandro Trindade afirmou que compartilha a moção recebida com todos os petroleiros e petroleiras que participam da campanha: “Se não fosse a ajuda, a solidariedade de cada um que contribui, que ajuda, que doa um pouquinho na campanha Petroleiro Solidário, em não estaria recebendo essa moção. Esse mérito não é meu. Tem que ser compartilhado com todos da Bacia de Campos”.

As atividades solidárias da categoria petroleira abrangem as doações de cestas básicas e as ações do gás em comunidades em vulnerabilidade social. Foram realizadas doações e ações nos municípios do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes e em Macaé.

[Foto: Daniela Decorso]